Glossário

Palavra - Descrição

 

Agenda 21 - Plano de metas voltado para os desafios do século XXI (daí seu nome). Traçado pelos governos mundiais, tem como base definição de um programa que inclui a criação de mecanismos de financiamento para projetos de preservação ambiental e de transferência de tecnologias e ainda o estabelecimento de normas jurídicas para a proteção da biosfera.
Água de Afloramento - Exposição natural da rocha armazenadora de água causada principalmente por erosão.
Água do Solo - É aquela água contida no meio poroso próximo à superfície topográfica; ocorre como água pelicular.
Água Salgada - Água que contém concentrações significativas de sal (acima de 3%), como a encontrada nos oceanos.
Água Salobra - Água que contém sal numa proporção significativamente menor que a água do mar. A concentração do total de sais dissolvidos está normalmente compreendida entre 1000-10.000mgl-1.
Água Servida - Águas de abastecimento de uma comunidade, rejeitadas depois de variadas utilizações. Em geral, são os esgotos e podem resultar também da mistura de resíduos ou despejos domésticos com águas superficiais ou subterrâneas.
Água Superficial - Toda a água que se escoa ou é armazenada na superfície terrestre.
Água Termal - É aquela água subterrânea, naturalmente quente na sua emergência; ou seja, acima da temperatura média da região.
Águas de Domínio Estadual - São águas estaduais os rios, riachos, lagos e lagoas pertencentes às bacias dos rios e afluentes dos rios federais, além das águas acumuladas nos aqüíferos em todo território.
Águas de Domínio Federal - São águas de domínio da União para os rios (portanto, águas superficiais) quando atravessam mais de um Estado e/ou são fronteiras com outros Estados ou países, ou águas acumuladas decorrentes de obras da União, tais como: os rios, além das águas acumuladas nos açudes construídos pelos DNOCS ( Departamento de Obras Contra as Secas).
Águas de Esgoto - Águas de consumo de uma comunidade, rejeitadas após terem sido contaminadas por diversos usos, como por exemplo, as águas com resíduos urbanos do tipo doméstico, municipal e industrial, juntamente com águas subterrâneas, superficiais e pluviais.
Águas Estagnadas - Água imóvel em determinada zona de um rio, lago, reservatório ou aqüífero.
Águas Interestaduais - Termo aplicado a rios e vertentes ou bacias de captação que se situam dentro de dois ou mais limites políticos estaduais.
Águas Residuais - Água que contêm resíduos, ou seja, materiais sólidos ou líquidos, que são rejeitados após serem utilizados, num processo industrial.
Águas Subterrâneas - São águas que se infiltraram no solo e que penetraram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo atingindo o nível da zona de saturação, constituindo-se em um reservatório de águas subterrâneas (aqüíferos), suscetíveis de extração e utilização. A zona saturada pode ser considerada como sendo um único reservatório, ou um sistema de reservatórios naturais, cuja capacidade e volume total dos poros, ou interstícios, estão repletos de água.
Alcalinidade da Água - Qualidade da água em neutralizar compostos ácidos, em virtude da presença de bicarbonatos, hidróxidos, boratos, silicatos e fosfatos. Esgotos são alcalinos, por receberem materiais de uso doméstico com estas características.
Alimentação de um Aqüífero - Processo pelo qual a zona saturada de um aqüífero recebe água diretamente do exterior, ou, indiretamente, através de outra formação.
Altura de Água Doce - Nível da água em determinado ponto de um aqüífero, que seria medida por um piezômetro ligado àquele ponto, se contivesse apenas em água doce.
Altura de Precipitação - É a quantidade de água líquida procedente da atmosfera, expressa em altura de água sobre uma superfície horizontal.
Aluvião - É a litologia depositada por rio na planície de inundação. Sinônimo: depósito aluvial. Pode ser argila, silte, areia, cascalho ou outro material detrítico depositado pela água.
Álveo - Superfície que as águas cobrem sem extravasar para as margens ou terreno natural, ordinariamente, enxuto.
Amostra de Água Composta - Combinação, em proporções adequadas, de várias amostras para obter o valor médio de uma característica pretendida, podendo ser colhidas, de forma discreta ou contínua, calculada, normalmente, em função do tempo ou do caudal.
Aqüícludo (aquiclude) - É aquela formação geológica que pode armazenar água mas não a transmite (a água não circula). Exemplo: argila. A água está contida no meio por forças moleculares.
Aqüífero - Formação porosa (camada ou estrato) de rocha permeável, areia ou cascalho, capaz de armazenar e fornecer quantidades significativas de água.
Aqüífero Transnacional ou Transfronteiriço - É aquele compartilhado por dois ou mais países (ou municípios) e têm chamado a atenção pela sua importância, uma vez que encontra-se sob diferentes condições socioeconômicas e legais.
Aqüífugo - É aquela formação geológica impermeável que não armazena nem transmite água. Exemplo: rochas cristalinas.
Aqüítardo - Formação geológica de natureza algo impermeável e semiconfinada que transmite água em proporções muito pequenas por comparação com um aqüífero.
Área Ativa da Bacia - Área da bacia excluindo zonas não drenadas.
Área Confinada - Situação em que o aqüífero encontra-se entre duas unidades litológicas impermeáveis e sob uma pressão maior do que a pressão atmosférica.
Área Contaminada - Área onde há comprovadamente poluição causada por quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados, e que determina impactos negativos sobre os bens a proteger.
Área de Drenagem - Refere-se a uma bacia hidrográfica onde é a área plana (projeção horizontal) inclusa entre seus divisores topográficos. Usualmente é expressa em km² ou em hectares.
Área de Influência - Área que rodeia um furo de bombagem ou de recarga, no qual o nível freático (em aqüíferos livres) ou a superfície piezométrica (em aqüíferos confinados) aumenta ou diminui significativamente.
Área de Proteção Ambiental (APA) - É uma categoria de unidade de conservação cujo objetivo é conservar a diversidade de ambientes, de espécies, de processos naturais e de patrimônio natural, visando a melhoria da qualidade de vida, através da manutenção das atividades sócio-econômicas da região. Esta proposta deve envolver, necessariamente, um trabalho de gestão integrada, com participação do Poder Público e dos diversos setores da comunidade pública ou privada. É determinada por decreto federal, estadual ou municipal, para que nela sejam discriminadas o uso do solo e evitada a degradação dos ecossistemas, sob interferência humana.
Arenito - Rocha sedimentar clástica cujas partículas são dominantemente do tamanho de areia (0,062 a 2mm de diâmetro).
Artesiano - Expressão originada de Artois (leia-se "artoi"), cidade no norte da França, famosa por seus aqüíferos confinados. Aí foram perfurados e investigados os primeiros poços profundos para atingir aqüíferos confinados, datando de1750. Originariamente, o termo referia-se aum poço com água de escoamento livre, mas atualmente se aplica a qualquer poço que penetre um aqüífero confinado, ou simplesmente ao próprio aqüífero (Todd, 1959). Em muitos casos a pressão da água nestas camadas confinadas é tal que quando se perfura um poço a água é empurrada além da superfície, dando origem a poços jorrantes.
Aspersão - Sistema de rega no qual a água é distribuída sob a forma de chuva.
Aterro Controlado - Aterro para o lixo residual urbano, onde os resíduos são depositados recebendo depois uma camada de terra por cima. Na impossibilidade de se proceder à reciclagem do lixo, pela compostagem acelerada ou pela compostagem a céu aberto, as normas sanitárias e ambientais recomendam a adoção de aterro sanitário ao invés de controlado.
Aterro Sanitário - Aterro para lixo residual urbano, com pré-requisitos de ordem sanitária e ambiental. Deve ser construído de acordo com técnicas definidas, como: impermeabilização do solo pra que o chorume não atinja os lençóis freáticos, contaminando as águas; sistema de drenagem para chorume, que deve ser retirado do aterro sanitário e depositado emlagoa próxima, que tenha essa finalidade específica, vedada ao público; sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente os gases carbônico, metano e o sulfídrico, pois, se isso não for feito, o terreno fica sujeito a explosões e deslizamentos.
Autodepuração da Água - Pocesso natural de purificação da água, que reduz a poluição orgânica. Por exemplo, há espécies de plantas aquáticas que absorvem os poluentes.
Avaliação de Recursos Hídricos - Determinação das nascentes, extensão, fiabilidade e qualidade dos recursos hídricos, com vista à sua utilização controle.
Bacia de Captação - Mais do que o rio, lago ou reservatório de onde se retira a água para consumo. Compreende também toda a região onde ocorre o escoamento e a captação dessa águas na natureza. (fonte: rede AIPA).
Bacia Geológica - Qualquer região da Terra abaixo de um nível base de erosão e que recebe ou recebeu sedimentos ou material vulcânico em episódios de colmatagem intercalados com episódios de não-deposição e de erosão, resultando em um pacote de rochas sedimentares / vulcanossedimentares, com superfícies de discordância, que registram processos geológicos e geotectônicos associados com a evolução dessa região.
Bacia Hidrogeológica - É aquela região geográfica em que as águas subterrâneas escoam a um só exutório. Pode não coincidir com bacia hidrográfica.
Bacia Hidrográfica - Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus fluentes. A noção de bacias hidrográficas inclui naturalmente a existência de cabeceiras, ou nascentes, divisores de águas, cursos de águas, principais afluentes e subafluentes, etc. em todas as bacias hidrográficas deve existir uma hierarquização na rede hídrica e a água se escoa normalmente, dos pontos mais altos para os pontos mais baixos. O conceito de bacia hidrográfica deve incluir também noção de dinamismo, por causa das modificações que ocorrem nas linhas divisórias de água sob o efeito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a área da bacia.
Banhado - Setor de uma planície de inundação em que habitualmente acontece o transbordamento de águas pluviais e fluviais, durante a estação chuvosa; várzea, vazante.
Barra - Banco de sedimentos, por exemplo areia ou cascalho, depositado no leito do rio ou na foz, que limita o fluxo ou a navegação.
Barragem - Construção para regular o curso de rios, usada para prevenir enchentes, aproveitar a força das águas como fonte de energia ou para fins turísticos. Sua construção pode trazer problemas ambientais, como no caso de grandes hidrelétricas, por submergir terras férteis, muitas vezes cobertas por importantes florestas, por desalojar populações que vivem na área.
Biomassa - Massa total de organismos vivos de uma determinada massa de água.
Biota - Conjunto de fauna e flora, de água ou de terra, de qualquer área ou região, que não considera os elementos do meio ambiente.
Cabeceira - Local onde nasce o rio, ou curso d’água. Nem sempre é um ponto bem definido, constituindo às vezes toda uma área. Isso se nota, por exemplo, na dificuldade em determinar onde nasce o rio principal, como é o caso da definição das cabeceiras do Rio Amazonas.
Cacimba - O mesmo que poço escavado.
Calha - Vales ou sulcos por onde correm as águas de um rio.
Camada Impermeável - Camada que não permite a passagem da água.
Canal - Curso de água natural ou artificial, claramente diferenciado, que, permanentemente ou periodicamente, contém água em movimento ou que forma uma ligação entre duas linhas de água.
Capacidade de Infiltração - Velocidade máxima a que a água pode ser absorvida por um solo em determinadas condições, por unidade de superfície.
Capacidade Hidráulica - Característica física de um canal superficial, que tem em conta a superfície da seção transversal e sua rugosidade, e que multiplicada pela raiz quadrada do declive, corresponde ao caudal no canal.
Capacidade Máxima do Rio - Caudal que pode passar num curso de água sem transpor as margens.
Capilaridade - Fenômeno associado à tensão superficial de um líquido, particularmente em tubos capilares e meios porosos, onde existem as interfaces gás, líquido e sólido.
Carga Poluidora - Quando se fala de recursos hídricos, é a quantidade de poluentes que atingem os corpos d’água, prejudicando seu uso. Medida em DBO e DBQ.
Cascata - Pequena queda de água natural ou artificial.
Catarata - Grande queda de água.
Caudal - Volume de água numa seção transversal de um rio ou de um canal, por unidade de tempo.
Caudal Econômico de Extração (de um aqüífero) - Valor máximo do caudal que se pode extrair artificialmente de um aqüífero, em médio prazo, sem diminuir continuamente o seu nível, esgotar as reservas ou alterar a natureza química da água; ponto a partir do qual o valor de extração não é economicamente viável.
Charco - Acumulação de água resultante da fusão do gelo, devido principalmente à neve fundida e, em fases mais avançadas, devido também à fusão do gelo. A fase inicial consiste em flocos de neve derretida.
Cheia - Pequena cheia causada por precipitação intensa ou degelo.
Cheia Anual - Caudal que é igualado ou exercido em média uma vez por ano.
Cheia Catastrófica - É àquela devido a condições meteorológicas excepcionais.
Chuva - Precipitação de partículas de água líquida,quer sob a forma de gotas com mais de 0.5 mm de diâmetro, quer sob a forma de gotas menores e dispersas.
Ciclo de Nível Freático - Período durante o qual é observado um aumento seguido de uma diminuição do nível freático ou da superfície piezométrica.
Ciclo Hidrológico - É o comportamento natural da água quanto às suas ocorrências, transformações e relações com a vida humana. Inicia com a evaporação da água dos oceanos. O vapor resultante é transportado pelo movimento das massas de ar, sob determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens que por sua vez podem resultar em precipitação (chuva, neve, etc.). A precipitação que ocorre sobre a terra é dispersa de várias formas, ficando a maior parte temporariamente retida no solo próximo de onde caiu e, finalmente, retorna à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. Parte da água restante escoa sobre a superfície do solo, ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte, penetra no solo, e supre o lençol d’água subterrâneo.
Ciclone Tropical - Ciclone de origem tropical de pequeno diâmetro (algumas centenas de quilômetros), com uma pressão de superfície mínima, em alguns casos inferior a 900 hPa, ventos muito violentos e chuvas torrenciais, por vezes, acompanhados de trovoadas.
Clasto - Termo que significa fragmento. Assim, rochas detríticas sedimentares como conglomerados e arenitos são rochas clásticas; as texturas de rochas fragmentárias por metamorfismo dinâmico são cataclásticas e dentre estas tem-se a textura porfiroclástica; os fragmentos vulcânicos retrabalhados são epiclásticos.
Clima - Conjunto de condições meteorológicas predominantes em determinada regiões que se caracteriza por estatísticas em longo prazo dos elementos meteorológicos nessa região (valores médios, probabilidades de ocorrência de valores extremos, etc.), influenciado pela latitude, altitude, etc.
Código das Águas - Conjunto de legislação fundamentada em Decreto Federal de 10 de julho de 1934, para todo o território nacional.
Coeficiente de Escoamento - Relação entre o escoamento (expresso em coluna de água) e a precipitação expressa pela altura da água.
Comitê da Bacia Hidrográfica - É um órgão colegiado com atribuições normativas, consultivas e deliberativas e o foro principal para o conhecimento, debate de problemas, planejamento e a tomada de decisão sobre os usos múltiplos dos recursos hídricos no âmbito da bacia hidrográfica de sua jurisdição.
Condensação - Passagem da fase de vapor para a fase líquida.
Condutividade Hidráulica - Propriedade de um meio poroso combinada à do fluído escoando-se nesse meio saturado e que determina a relação, chamada Lei de Darcy, entre a descarga específica e o gradiente hidráulico que a origina.
Conduto Aberto - Qualquer conduto no qual o escoamento da água se processa com superfície livre (em contato com o ar).
Confluência - União ou ponto de união de dois ou mais cursos de água.
Consumo - Água extraída de um reservatório artificial.
Consumo de Água - Quantidade de água, superficial ou subterrânea, absorvida, transpirada ou utilizada pelas plantas durante a formação do seu tecido vegetal, assim como pela evaporação do solo cultivado, expressa em unidades de volume por unidade de superfície. Inclui também todas as afetividades que implicam uma diminuição dos recursos hídricos disponíveis, por exemplo os consumos urbanos e industriais.
Contaminação - Termo geral que significa a introdução na água de qualquer substância indesejável não presente nela normalmente, como por exemplo, microorganismos, produtos químicos, detritos ou esgoto, que tornam a água imprópria para a sua utilidade prevista ou uso pretendido.
Controle Hidráulico - Propriedades físicas de um canal que determinam a relação entre a altura e o caudal em determinado ponto.
Corpo D’água - Denominação genérica para qualquer manancial hídrico; curso d’água, trecho de rio, reservatório artificial ou natural, lago, lagoa ou aqüífero subterrâneo.
Córrego - Pequeno riacho, ou afluente de um rio maior.
Crista - Parte superior de uma barragem, dique ou descarregador acima do qual a água deve elevar-se antes de passar sobre a estrutura.
Curso de Água - Canal natural ou artificial através do qual a água pode fluir.
Curso D’água - Denominação para fluxos de água em canal natural para drenagem de uma bacia, tais como: boqueirão, rio, riacho, ribeirão ou córrego.
Curso Superior - Parte de um curso de água situado na zona superior da bacia de drenagem.
Curva de Armazenamento - Curva que representa o volume de água armazenado em função do nível ou do tempo.
Datação das Águas Subterrâneas - Determinação do tempo decorrido entre a alimentação da formação aqüífera e a recolha de amostras de água.
Declive da Superfície da Água - Inclinação da superfície da água expressa como a diferença de cota entre dois pontos dividida pela distância entre eles.
Deflúvio - Escoamento superficial da água. Aproximadamente um sexto da precipitação numa determinada área escoa como deflúvio. O restante evapora ou penetra no solo. Os deflúvios agrícolas, das estradas e de outras atividades humanas podem ser uma importante fonte de poluição da água.
Degradação Hidrográfica - Degeneração de uma rede hidrográfica nas áreas planas de uma bacia, tanto mais marcada quanto mais árido é o clima.
Delta - Depósito aluvial na foz de um rio; entidade geográfica e geomorfológica daí resultante.
Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) - A DBO de uma amostra de água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável. A DBO é normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período de tempo, numa temperatura de incubação específica. A presença de alto teor de matéria orgânica que pode induzir à completa extinção do oxigênio na água, provocando o desaparecimento de peixes e outras formas de vida aquática. Um elevado valor da DBO pode indicar um incremento da microflora presente e interferir no equilíbrio da vida aquática, além de produzir sabores e odores desagradáveis e ainda, pode obstruir os filtros de areia utilizados nas estações de tratamento de água.
Demanda de Água - Quantidade de água necessária para o abastecimento, baseada em elementos de tempo e de quantidade, e relacionada com um ponto específico ao longo do sistema. Requisição ou ordem das necessidades totais ou quantidades especificadas de água, em qualquer lugar.
Derivação de Água - É toda a retirada de água, proveniente de qualquer corpo hídrico, ou seja, é toda água desviada do seu curso natural destinada a um uso como o abastecimento doméstico, irrigação, industrial, etc.
Descarga - É o conjunto de saídas de água de um rio ou de um aqüífero, num intervalo de tempo. Pode-se dizer também que é o fluxo de água subterrânea. Nos locais onde este fluxo atinge a superfície do terreno formam-se as fontes, nascentes ou brejos. Sinônimo: vazão.
Descida do Nível da Água - Diminuição local do nível da água num canal de aproximação devido à aceleração do escoamento que passa sobre um obstáculo ou através de uma secção de controle.
Desenvolvimento Sustentável - Termo caracterizado como: “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas próprias necessidades”.
Desfiladeiro - Vale encaixado, de vertentes abruptas, onde geralmente corre um curso de água.
Despejos Domésticos - Despejos decorrentes do uso de água para fins higiênicos.
Desperdício - É o desconhecimento ou a falta de orientação das pessoas em suas casas quanto à quantidade de água perdida pelo mau uso dos seus aparelhos e equipamentos hidráulicos, bem como vazamentos nas instalações, tais como: deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba; enquanto se usa o sabonete, no banho; enquanto se ensaboa a louça, ao lavá-la; lavar carro ou calçadas com mangueira; aguar o jardim quando o sol já está alto; torneiras pingando ou vasos sanitários vazando, etc.
Dessalinização - Processo de transformação a partir do qual o conteúdo de sal da água é reduzido suficientemente para a sua utilização para o consumo humano e animal, usos industriais e outros.
Desvios - Derivação das camadas superficiais de um curso de água ou de um canal, mediante a utilização de um descarregador superficial.
Difusidade de um Aqüífero - Coeficiente de transmissibilidade de um aqüífero dividido pelo seu coeficiente de armazenamento.
Dique - Origina-se da consolidação de magma que penetrou em terreno com rochas mais antigas, de forma a interceptar suas estruturas. Normalmente são corpos verticais, chegando a centenas de metros de comprimento e algumas dezenas de metros de espessura. Exemplo: diques diabásicos.
Dique Natural - Pequeno banco aluvial, contíguo ao canal de um curso de água, composto por sedimentos depositados por eventos de cheia que transbordaram as margens do canal.
Direito de Uso de Recursos Hídricos - Direito que a lei assegura aos titulares de outorga de serem satisfeitos o aproveitamento da água conforme seu destino.
Divisor de Águas - Linha que separa a direção para onde correm as águas pluviais, ou bacias de drenagem. Um exemplo de divisor de água é a montante.
Doenças de Veiculação Hídrica - São as doenças causadas por substâncias que não fazem parte da composição da água, encontrando-se aí, acidentalmente, como por exemplo, a contaminação por chumbo, cianetos, mercúrios,defensivos agrícolas, etc., ou então pelos micróbios patogênicos como os vírus, bactérias, protozoários, fungos e helmintos, que são alheios à fauna e flora naturais da água e que causam sérias doenças.
Dolomito - Rocha constituída essencialmente dedolomita (carbonato de sódio e magnésio).
Drenagem do Solo - Movimento de água livre contida no solo que se escoa pelo efeito da gravidade.
Dureza da Água - Propriedade da água originada principalmente pela presença de bicarbonatos, cloretos e sulfatos de cálcio e magnésio, limitando a formação de espuma por ação dos sabões.
Ecosonda - Equipamento que utiliza a reflexão de um sinal acústico do fundo para determinar a profundidade da água.
Educação Ambiental - Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a qualidade de vida e sua sustentabilidade. Para uma sustentabilidade eqüitativa, a educação ambiental é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida.
Efeito de Sifão - Fluxo ascendente de água que se produz numa formação arenosa devido a um desequilíbrio da pressão hidrostática que resulta na subida do nível de um curso de água próximo ou da diminuição da sobrecarga através de trabalhos de escavação.
Efluentes - Água residual que flui de um reservatório ou de uma estação de tratamento para a derivação de um curso de água principal ou de um reservatório.
Erosão - Retirada e transporte do solo e da superfície do terreno pela ação da água; vento e gelo. O material transportado recebe o nome de sedimento e vai dar origem às rochas sedimentares.
Erosão Fluvial - Ação erosiva - em particular, erosão localizada e intensa - da água num curso de água, por escavação e remoção de materiais do leito e das margens.
Escassez de Água - É o resultado do consumo cada vez maior da água, do seu mau uso, do desmatamento, da poluição e do desperdício.
Escoamento - É o modo como flui uma corrente de água (sua vazão, sua velocidade, etc.
Escoamento Subsuperficial - Parte da precipitação que não atingiu o reservatório subterrâneo, mas que tem um percurso no solo para atingir o curso de água, conhecido também como um fluxo de água proveniente de zonas de saturação temporárias, que circula nos extratos superiores a uma velocidade superior à velocidade do escoamento subterrâneo.
Escoamento Subterrâneo - Qualquer escoamento que ocorre abaixo da superfície do solo e que pode contribuir para o escoamento em profundidade, escoamento de base ou percolação profunda.
Escoamento Superficial - É aquele realizado através dos canais da drenagem de superfície.
Escoamento Uniforme - Escoamento onde o vetor velocidade é constante ao longo de cada uma das linhas de corrente.
Escoamento Variável - Escoamento em cursos de água com seção transversal e/ou declive do leito variáveis.
Escorrência Específica - Fluxo médio do escoamento subterrâneo por unidade de superfície de um aqüífero ou de uma bacia hidrogeológica.
Escorrimento Superficial - É aquele escoamento disperso de água que se dá sobre a superfície topográfica.
Esgoto Doméstico - É aquele que provém principalmente de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou quaisquer edificações que dispõe de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas. Compõe-se essencialmente de água de banho, excretas (fezes humanas e urina), papel higiênico, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem.
Espelho D’água - É a superfície contínua de águas, exposta à atmosfera e visíveis de uma determinada altitude, relacionada com lagos, lagoas, rios e reservatórios de barragens e açudes.
Estação Pluviométrica - Estação onde se realizam apenas medições da precipitação observada.
Estuário - Parte de um curso de água, geralmente ampla, que fica próxima da desembocadura.
Evaporação - É a emissão de vapor de água de uma superfície livre, a uma temperatura inferior à do ponto de ebulição.
Excedente de Água - Diferença (positiva) entre os valores totais da precipitação e da evapotranspiração potencial durante um período de tempo, também conhecida como quantidade de água que excede a procura e que pode permanecer armazenada num reservatório ou sistema de abastecimento.
Explotação de Água Subterrânea - Consiste na sua extração para dispô-la ao uso.
Extração de Água - Extração de água de reservatórios superficiais ou subterrâneos.
Falha - Ruptura da crosta terrestre ou de um corpo rochoso onde há deslocamentos dos blocos.
Feldspato - O mais comum dos minerais na crosta terrestre. Trata-se de um silicato de alumínio, potássio, sódio ou cálcio, facilmente decomposto pelo intemperismo químico, transformando-se em argila.
Filtração - Processo no qual se faz passar um líquido através de um meio filtrante, com o fim de eliminar as matérias em suspensão ou as substâncias coloidais.
Fissura - É uma fratura extensa.
Floração das Águas - Fenômeno em que um grande número de algas, num corpo d’água, interfere em outras formas de vida, devido, principalmente, ao consumo do O2 dissolvido na água. Esse fenômeno pode ser causado pela eutrofização.
Flotação - Processo de elevação de partículas existentes na água, por meio da aeração, insuflação, produtos químicos, eletrólise, calor ou decomposição bacteriana, e respectiva remoção.
Fluido - É uma substância capaz de fluir sob qualquer intensidade de tensão cisalhante; são gases e líquidos. É uma substância cujas partículas estão desordenadas e em movimento mas formam um corpo sem separação de massa.
Fluxo de Água Subterrânea - Massa de água que se escoa numa conduta aberta ou fechada, ou, um jato de água que emana de um orifício, ou ainda, uma massa de água subterrânea em movimento.
Fluxo de Base - É o fluxo que os rios mantêm durante os períodos de recesso inter-chuvas, proveniente das descargas dos aqüíferos, principalmente.
Fonte - Lugar onde brotam ou nascem águas. A fonte é um manancial de água, que resulta da infiltração das águas nas camadas permeáveis, havendo diversos tipos como: artesianas, termais, etc.
Formação de uma Lagoa - Formação natural de uma lagoa, com água estagnada, num curso de água.
Fossa Séptica - Refere-se à fossa subterrânea projetada para receber, manter e decompor os conteúdos de água residual doméstica.
Foz - ponto mais baixo no limite de um sistema de drenagem (desembocadura). Extremidade onde o rio descarrega suas águas no mar.
Fratura - Espaço vazio de uma formação geológica, ou seja, ruptura da crosta terrestre ou de corpos rochosos sem que haja deslocamento dos blocos resultantes.
Freqüência de Cheia ou Probabilidade de Cheia - Número de vezes, em determinado número de anos, no qual se pode produzir uma cheia cujo caudal ou altura supera um dado nível.
Fundo - Parte inferior da seção transversal de um canal ou de outra estrutura hidráulica.
Galeria - Conduta fechada que permite a drenagem de água sob uma estrada, via férrea ou outra estrutura.
Geada - Depósito de gelo composto por grânulos mais ou menos separados por bolsas de ar e constituído, por vezes, por ramificações cristalinas.
Gelo - Água em estado sólido.
GEMS / Água - Projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que diz respeito ao controle mundial da qualidade da água.
Geotermalismo - É o calor interno do globo terrestre. Manifesta-se nas regiões de contato entre as placas tectônicase onde existem atividades vulcânicas e também, embora em menor escala, em bacias sedimentares que possuem rochas permeáveis em grande profundidade e que encontram-se sotopostas por uma cobertura impermeável que impede a perda de calor por convecção de fluidos para a superfície. O calor em reservatórios geotérmicos é armazenado, originalmente, nas rochas e não nos fluidos geológicos (vapor e água quente com substâncias minerais).
Gestão de Bacias Hidrográficas - Utilização controlada de bacias hidrográficas de acorda com objetivos definidos previamente.
Gestão Participativa - Constitui-se num método que enseja aos usuários, à sociedade civil organizada, às ONG’s e outros agentes interessados a possibilidade de influenciar no processo da tomada de decisão, de participar democraticamente, de defender seus pontos de vista sobre investimentos e outras formas de intervenção na bacia hidrográfica e na administração dos recursos hídricos locais.
Geyser - Fonte de águas termais em regiões vulcânicas que se caracteriza por ejetar vapor de água às vezes em intervalos de tempo precisamente iguais como os do Geyser Old Faithful nos EUA.
Glaciar - Do gelo ou das geleiras.
Gnaisse - Rocha metamórfica essencialmente quartzo-feldspática, granulação freqüentemente média a grossa; a estrutura é muito variável desde maciça, granitóide, com foliação dada pelo achatamento dos grãos até bandada, com bandas, geralmente milimétricas a centimétricas, quartzo-feldspática alternadas com bandas mais máficas, derivada de processos de segregação metamórfica que culminam em rochas migmatíticas.
Gondwana - Antigo continente, existente até o fim da era Paleozóica, quando América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártica estavam unidas (Terra dos Gonds, povo da Índia).
Gradiente Geotérmico (grau geotérmico) - Profundidade, em metros, necessária para que a temperatura aumente um (1) grau Celsius. O aumento da temperatura do interior da terra por unidade de profundidade é de aproximadamente 3,3ºC por 100m. No Brasil o gradiente geotérmico médio é de 1ºC/30m.
Granizo - Precipitação de glóbulos ou partículas de gelo (granizo), com diâmetro entre 5 e 50mm, por vezes maior, que caem isolados ou aglomerados em fragmentos maiores e irregulares.
Hidráulica - Ramo da mecânica dos fluidos que estuda o fluxo da água (ou de outros líquidos) em condutas e canais abertos.
Hidrologia - É a ciência que estuda das águas superficiais e subterrâneas da terra, sua formação,circulação e distribuição, no tempo e espaço, suas propriedades biológicas, físicas e químicas e interações com o ambiente e com os seres vivos.
Hidrometria - Ciência que se ocupa da medição e análise da água,compreendendo os métodos, técnicas e instrumentação utilizados em hidrologia.
Hidrômetro - É o aparelho destinado a medir e indicar o volume de água que o atravessa, ou seja, o consumo de água, popularmente conhecido como contador de água em ligações domiciliares ou prediais.
Hidrosfera - À parte da terra coberta de água e de gelo.
Higrômetro - Sonda utilizada para medir a umidade do solo.
Impacto Ambiental - É qualquer alteração, provocada ou induzida pelo homem, das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, que, diretamente ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança, e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.
Índice de Seca - Valor que quantifica um déficit de água prolongado e generalizado. Em hidrologia um índice de seca considera níveis em rios, lagos, albufeiras e/ou reservatórios subterrâneos por comparação com valores de referência. Um índice de seca agrícola refere-se a efeitos de um déficit excepcional de evapotranspiração.
Infiltração - Movimento da água da superfície para um meio poroso.
Infiltração ou Percolação Profunda - Água que se infiltra em profundidade, abaixo da zona radicular, com possibilidade de alcançar o nível freático.
Intemperismo - Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas, ou grupo de processo pelo qual as litologias expostas ao clima transformam-se e acabam gerando o solo; assim, geram íons adicionados às águas percolantes.
Interface - É a região de mistura entre duas fases; é representada por uma superfície idealizada.
Interferência nos Recursos Hídricos - Toda e qualquer atividade, obra ou empreendimento que altere as condições de escoamento das águas, criando obstáculo, produzindo modificações ou perturbando o fluxo dessas águas.
Inundação - É o fenômeno em que o volume de água de uma enchente (em geral, por excesso de chuvas) transborda do canal natural do rio. Podem ter duas causas: o excesso de chuvas, de tal forma que o canal do rio não suporta a vazão da enchente ou existe, a jusante da área inundada, qualquer obstrução que impede a passagem da vazão de enchente, como por exemplo, um bueiro mal dimensionado ou entupido.
Irrigação - Basicamente, é uma operação agrícola que tem como objetivo suprir artificialmente a necessidade de água da planta.
Isoalina - Linha (ou superfície) que une os pontos de igual salinidade das águas subterrâneas ou das águas superfícies.
Isópaca - Representação em mapa das variações de espessura real de um corpo geológico através de linhas que unem pontos de mesma espessura em múltiplos de determinados valores e projetadas esses linhas verticalmente no plano do mapa.
Jorro - É o fluxo espontâneo de água de um poço em aqüífero confinado. Sinônimo: artesiano.
Jusante - Uma área ou um ponto que fica abaixo de outro ao se considerar uma corrente fluvial ou tubulação na direção da foz, do final. O contrário de montante.
Kanat - Galeria subterrânea para o fornecimento de água, que se inicia sob o nível freático e se dirige para a superfície do solo, com um declive menor que o nível freático e o declive da superfície.
Lago - Massa de água continental de tamanho considerável. Denominação genérica para qualquer porção de águas represadas circundada por terras de ocorrência natural ou resultante da execução de obras, como barragens em curso de água ou escavação do terreno. Depressões do solo produzidas por causas diversas e cheias de águas confinadas, mais ou menos tranqüilas, pois dependem da área ocupada pelas mesmas. As formas, as profundidades e as extensões dos lagos são muito variáveis. Geralmente, são alimentados por um ou mais “rios afluentes”. Possuem também “rios emissários”, o que evita seu transbordamento.
Lagoa - Depressão de formas variadas, principalmente tendentes a circulares, de profundidades pequenas e cheias de água salgada ou doce. As lagoas podem ser definidas como lagos de pequena extensão e profundidade (...) Muito comum é reservarmos a denominação “lagoa” para as lagunas situadas nas bordas litorâneas que possuem ligação com o oceano.
Laguna - Sepressão contendo água salobra ou salgada, localizada na borda litorânea. A separação das águas da laguna das do mar pode se fazer por um obstáculo mais ou menos efetivo, mas não é rara a existência de canais, pondo em comunicação as duas águas.
Leito do Rio - Parte inferior de um vale fluvial, moldado pelo escoamento, e ao longo do qual se deriva a maior parte do caudal e dos sedimentos transportados pelo escoamento em períodos entre cheias.
Lençol Freático - Superfície que delimita a zona de aeração e a zona saturada. A pressão da água nesta superfície esta em equilíbrio com a pressão atmosférica. O lençol freático tende a acompanhar o modelo topográfico e oscila, ao longo do ano, sendo rebaixado com o escoamento para nascentes ou elevado com a incorporação de água infiltrada da chuva e/ou de degelo. Os lençóis freáticos abastecem os mananciais e são importantes como fonte de água para a população não abastecida por rede pública. Por serem rasos são muito vulneráveis a poluição.
Litologia - É todo o material geológico formador da crosta terrestre. Exemplo: areia, argila, granito, sedimento, rocha.
Livre - O mesmo que freático.
Lixiviação - Processo que sofrem as rochas e solos, ao serem lavados pela água das chuvas (...) Nas regiões intertropicais de clima úmido os solos tornam-se estéreis com poucos anos de uso, devido, em grande parte, aos efeitos da lixiviação.A lixiviação também ocorre em vazadouros e aterros de resíduos, quando são dissolvidos e carreados certos poluentes ali presentes para os corpos d’água superficiais e subterrâneos.
Lodo - Mistura de água, terra e materiais sólidos acumulados, separados por diversos tipos de águas, que resultam de processos naturais ou artificiais.
Manancial - Qualquer corpo d’água, superficial ou subterrâneo utilizado para abastecimento humano, industrial, animal ou irrigação.
Mapa Hidrogeológico - É uma representação bidimensional, sintética e escalada da distribuição areal dos vários sistemas aqüíferos aflorantes de uma área, junto com características: geográficas (ex.: cidade); geométricas (ex.: limites); hidrológicas (ex.: área de recarga); hidrogeoquímicas (ex.: resíduo seco); hidráulicas (ex.: transmissibilidade); além dos dados de identificação e de significação do mapa.
Massa de Água - Massa de água distinta de outras massas de água.
Meio Ambiente - É o conjunto dos elementos e fatores (condições, leis, influências e interações) físicos, químicos e biológicos, naturais e artificiais, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e necessários à sobrevivência das espécies. O meio ambiente é formado pelos elementos produzidos pela própria natureza (água, solo, vegetação, rios, relevo, clima, etc.), e pelos elementos produzidos pelo homem (habitações, fábricas, campos cultivados, etc.).
Metamorfismo - Transformação sofrida por uma rocha sob a ação de temperatura, pressão, gases e vapor de água, que produzem isolada ou conjuntamente, uma recristalização parcial ou total, formando-se novos minerais e novas texturas sem ocorrer fusão da rocha.
Metro Cúbico (m3) - Equivale a 1000 litros.
Monção - Vento periódico que, no verão, sopra do mar para o continente e inversamente no inverno,sendo típico do sul e sudeste da Ásia. Chuvas de monções = chuvas de verão.
Montante - Um lugar situado acima de outro, tomando-se em consideração a corrente fluvial que passa na região. O relevo de montante é, por conseguinte, aquele que está mais próximo das cabeceiras de um curso d’água, enquanto o de jusante está mais próximo da foz.
Nascente Artesiana - Nascente cuja água provém de um aqüífero artesiano, geralmente através de uma fissura ou outro tipo de abertura da formação impermeável que delimita o aqüífero.
Nível da Água - Altura da superfície livre de uma massa de água em relação a um plano de referência.
Nível da Água Subterrânea - Cotado nível freático ou superfície piezométrica de um aqüífero num determinado local e momento.
Nível Freático - Superfície na zona de saturação de um aqüífero livre submetida à pressão atmosférica.
Olho de Água (Nascente) - Local onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático (resolução nº 4, de 18.09.05,do CONAMA).
Onda - Oscilação da superfície de um lago ou de uma massa de água similar, causada por terremotos, ventos ou variações da pressão atmosférica.
Onda Cheia - Elevação do nível das águas de um rio até o pico e subseqüentemente recessão, causada por um período de precipitação, fusão das neves, ruptura da barragem ou liberação de água por central elétrica.
Organolépticas - São as propriedades da água que afetam os sentidos: cor, odor, sabor, calor. Normalmente a água subterrânea é incolor, inodora e insípida.
Órgão Gestor - É a instituição interante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos que tem como competência realizar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos.
Orográficas - Relativo às montanhas ou condicionado à existência de montanhas.
Orvalho - Depósito de gotas de água nos objetos próximos do solo, provenientes da condensação do vapor de água contido no ar.
Osmose - Fenômeno produzido quando duas substâncias líquidas, ou dissolvidas com concentrações desiguais e separadas por membrana semipermeável, a atravessam e se misturam.
Outorga - É um dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, no qual o usuário recebe uma autorização para fazer uso da água. É um documento que garante a tomada da água, de determinada vazão, de certa fonte hídrica, em local definido, para um determinado uso, durante um período de tempo, podendo-lhe ser assegurado de uso desta água.
Pântano - Grande depósito artificial de água formado por um muro grosso que se constrói através de um rio, arroio ou canal, para armazenar água a fim de regular seu curso fora da bacia; zona, geralmente na desembocadura dos rios, mal drenada e permanentemente úmida. Terreno baixo inundado na estação das chuvas e geralmente úmido em qualquer época.
Percolação - É a capacidade de um fluido deslocar-se em um meio poroso.
Perdas de Água - Num balanço hídrico, quantidade de água perdida numa dada região, durante um certo período de tempo, pela transpiração das culturas ou da vegetação natural e formação do tecido vegetal, por evaporação da superfície de água, da umidade do solo e da neve, e por intercepção.
Permeabilidade - Propriedade dos aqüíferos de permitir o fluxo livre das águas. Para que um material seja permeável é necessário que seus poros tenham aberturas capazes de permitir o fluxo da água e que estes poros estejam conectados entre si, para que o fluxo se processe. Expressa a área (dos poros) disponível ao fluxo.
pH (Potencial Hidrogeniônico) - É um parâmetro químico que indica a concentração de íons de hidrogênio numa solução aquosa, indicando quão ácida ou alcalina é uma substância. È representada por uma escala logarítmica que varia de 0 a 14. Valores abaixo de 7,0 são ácidos (corrosiva) e acima são alcalinos ou básicas (incrustante). O valor 7,0 é neutro. As águas com pH maior do que 7,0 são as mais leves ao paladar.
Piscicultura - É a atividade com o uso de recurso hídrico para a criação, engorda e comércio de peixes, utilizando-se de tanques, viveiros ou açudes.
Plâncton - Conjunto dos seres vivos que flutuam sem atividades nas massas de água de lagos ou de oceanos. A parte vegetal é chamada fitoplâncton e ocorre até onde chegam os raios de sol (cerca de 100 metros de profundidade, dependendo da altitude). A parte da fauna é chamada zooplâncton e é formada basicamente de minúsculos crustáceos. O plâncton é a principal reserva alimentar dos ecossistemas marinhos.
Plano Estadual de Recursos Hídricos - É um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos que visa fundamentar, planejar e orientar a sua implementação e o gerenciamento dos recursos hídricos.
Pluviômetro - Instrumento para medir a altura da água da precipitação num ponto.
Poço - Obra de perfuração efetuada com o objetivo de extrair água subterrânea. Se efetuada em profundidade e com maior diâmetro denomina-se furo.
Poço Artesiano - Poço que se comunica como aqüífero artesiano, no qual o nível da água se eleva acima da superfície do solo.
Poço Jorrante - Poço perfurado em aqüífero artesiano, no qual a água jorra naturalmente na superfície do terreno.
Poço Radial - Poço escavado com diâmetro maior que o normal que possui em sua parte inferior um conjunto de drenos cravados nas paredes e que penetram radialmente o aqüífero, aumentando a área de captação e, portanto, a produção do mesmo.
Política da Água - Conjunto de normas legislativas e legais, decisões governamentais, políticas de gestão e respostas culturais para a conservação quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos de uma região, bacia hidrográfica ou país.
Política Estadual de Recursos Hídricos - É o conjunto consistente de princípios doutrinários que conformam as aspirações sociais e/ou governamentais no que concerne à regulamentação ou modificação nos usos, controle e proteção de recursos hídricos, garantindo sua utilização para gerações futuras.
Poluente - Substância, meio ou agente que provoque, direta ou indiretamente qualquer forma de poluição.
Poluição - É a contaminação ou qualquer interferência danosa nos processos de transmissão e/ou alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente e das águas, pelo lançamento de quaisquer substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, que se tornem efetiva ou potencialmente nocivas à saúde, à segurança e ao bem-estar públicos, comprometendo seu emprego para uso doméstico, agrícola, pastoril, recreativo e industrial, ou para outros fins justificados e úteis, bem como cause danos ou prejuízos à flora e fauna.
Poro - É todo aquele espaço não-sólido, dentro de um corpo sólido e pode ser: detrítico, fraturado, vesicular, vugular.
Porosidade - Volume de vazios existentes nas rochas sedimentares e sedimentos não consolidados. Nestes os espaços vazios são os poros intergranulares, homogeneamente distribuídos. Nas rochas ígneas e metamórficas os espaços são constituídos por fraturas. A porosidade é expressa em termos percentuais, e representa a quantidade de água que a unidade de volume de um material pode armazenar em seus vazios. Abaixo do nível freático os poros são preenchidos totalmente por água e acima por ar e parcialmente por água aderida à superfície dos grãos. Apesar de a porosidade ser um fator importante na infiltração da água no solo, é necessário separá-la do conceito de permeabilidade, pois um solo argiloso pode ser muito poroso, mas ter pouca permeabilidade.
Potencial Explotável - Corresponde à quantidade de água que pode ser retirada do aqüífero sem riscos para o sistema e que normalmente é calculada sobre 25% do total da reserva ativa ou reguladora.
PPM - É a abreviação de partes por milhão de solvente em soluto; é equivalente a miligramas por litro (mg/L) se a concentração da solução for baixa.
Precipitação - Produtos, sob forma líquida ou sólida, resultantes da condensação do vapor de água, que caem das nuvens ou que são depositados pelo ar úmido sobre o solo.
Preservação - É tornar intocáveis os recursos naturais e o meio ambiente, preservando-os para o deleite das futuras gerações. Não se deve confundir com “proteção” e ”conservação” que permitem o uso e aproveitamento racional.
Pressão Capilar - Diferença de pressão ao longo da interface curva água/ar.
Pressão Dinâmica - Pressão devida à energia cinética de um fluido.
Previsão de Cheias - Previsão do nível, caudal, tempo de ocorrência e duração de uma cheia, especialmente do seu caudal máximo em determinado ponto do curso da água, resultante da ocorrência de precipitação e/ou degelo.
Previsão do Abastecimento de Água - Previsão do volume de água disponível numa área e período de tempo determinado, incluindo, se possível, sua distribuição temporal e as probabilidades correspondentes.
Província Hidrogeológica - É uma região que possui sistemas aqüíferos com condições semelhantes de armazenamento; circulação e qualidade de água.
Purificação - Tratamento de águas naturais ou residuais de modo a modificar as propriedades físicas e eliminar as substâncias químicas e organismos vivos considerados nocivos e indesejáveis.
Qualidade da Água - Características químicas, físicas e biológicas, relacionadas com o seu uso para um determinado fim. A mesma água pode ser de boa qualidade para um determinado fim e de má qualidade para outro, dependendo de suas características e das exigências requeridas pelo uso específico.
Quartzo - Segundo mineral mais importante na formação das rochas graníticas e gnaisses da crosta terrestre. Sua fórmula química é SiO2 (óxido de silício), é mais duro do que os feldspatos. É um mineral dificilmente atacado pelo intemperismo químico, razão pela qual forma a fração arenosa dos solos. No processo de transporte é separado sendo depositado em locais diferentes daqueles onde são depositadas as argilas originadas pela decomposição dos feldspatos e micas.
Queda de Água - Queda de água vertical ou descida com grande declive de um curso de água.
Racionamento - Limitação do consumo dos recursos hídricos, a fim de garantir a distribuição eqüitativa para todos os usuários outorgados de uma bacia hidrográfica, bem como para os usos considerados insignificantes, em razão de situação hidrológica crítica, principalmente as secas prolongadas.
Raio Hidráulico - Relação entre a área da secção líquida e o perímetro molhado de um curso de água, canal ou conduta fechada.
Ravina - Canal profundamente erodido pela ação da água de escorrência durante períodos de fortes chuvaradas ou degelo.
Rebaixamento - É o descenso da superfície potenciométrica do aqüífero abaixo do nível inicial.
Recarga - Introdução artificial de águas num aqüífero, pós tratamento adequado.
Recife - Proeminência ou massa de rochas ou de coral (ou de um banco de areia estendido) junto à superfície do oceano.
Recursos Hídricos - Numa determinada região ou bacia, é qualquer coleção d’água superficial ou subterrânea que pode ser obtida e está disponível para o uso humano. Segundo a ONU, não passa de um por cento das águas totais do planeta.
Recursos Hídricos Internos Renováveis (RHIR) - Inclui a média anual do escoamento dos rios e a recarga dos aqüíferos oriundos da precipitação que ocorre dentro dos limites do país ou região. Medida em quilômetros cúbicos por ano (km3/ano).
Recursos Naturais - São o conjunto de riquezas atuais e potenciais existentes na natureza, à disposição do homem.
Rede de Abastecimento de Água - Ou sistema de abastecimento de água, é o conjunto dos reservatórios, bombas e condutas que são necessários para assegurar aos diversos utilizadores um fornecimento de água com a quantidade e a qualidade exigidas.
Rede de Esgoto - Termo coletivo para o sistema de coleta e usina de tratamento de esgoto num determinado bairro ou região.
Rede Hidrográfica - Conjunto de rios e outros cursos de água, permanentes ou temporários, incluindo lagos e reservatórios em determinada região.
Rede Hidrométrica - Conjunto de estações hidrométricas e pontos de observação situados em determinada zona (bacia hidrográfica, região administrativa), que proporcionam informação para o estudo do regime hidrológico.
Rega - Aplicação artificial de água com fins agrícolas.
Reserva Ativa ou Reguladora do Aqüífero - Corresponde à quantidade de água que alimenta o aqüífero anualmente. Pode ser direta ou indireta. Unidade: m3/ ano ou km3/ ano.
Reserva Permanente do Aqüífero - Corresponde á quantidade de água armazenada no aqüífero. Unidade: m3 ou km3.
Reservatório de Água - É toda massa de água, natural ou artificial, usada para armazenar, regular e controlar os recursos hídricos. A partir da seção imediatamente a montante de um barramento, é todo volume disponível, constituído de alturas atingidas pelas águas e respectiva área superficial abrangida (espelho d’água), descritos por curvas cota-volume e cota-área.
Resíduo Seco - É o parâmetro químico que indica a quantidade de íons dissolvidos em água; obtidos por evaporação em estufa; unidade: mg/L, ppm. Em água subterrânea, está na ordem da centena de ppm. Sinônimo: Total de Sólidos Dissolvidos.
Ressurgência - Reaparecimento ao ar livre, após percurso subterrâneo, de um curso de água superficial que tinha desaparecido a montante.
Retenção - É a capacidade do meio poroso de imobilizar a água por molhamento; deve-se a forças moleculares e corresponde a água pelicular. Assim, parte da água infiltrada fica indisponível ao fluxo na zona de aeração.
Reuso - Trata-se de uma alternativa mais plausível para satisfazer as demandas menos restritivas como, por exemplo, utilizar as águas domésticas servidas mais de uma vez, após tratada, realizar o reuso urbano não potável, o reuso industrial ou o reuso agrícola, liberando as águas de melhor qualidade para usos mais nobres, como o abastecimento e consumo humano.
Rio - Canal natural de drenagem de superfície que tem uma descarga anual relativamente grande. Um rio geralmente termina oceano.
Rocha - É a litologia agregada, formando um corpo sólido.
Rocha Encaixante - Rocha ou conjunto de rochas onde se encaixou uma intrusão ígnea (sill, dique), um depósito mineral, um domo de sal ou outra massa rochosa diferenciada e geralmente mais jovem.
Salinização - Degradação de terras férteis causadas pelo sal. A salinização das terras agrícolas é comum em áreas que dependem de irrigação: a evaporação superficial retira sais do solo e das pedras do subsolo, sendo que a redução das águas subterrâneas aumenta o percentual de minerais e sais na água armazenada.
Saneamento Ambiental - É a parte do saneamento que se encarrega da proteção do ar, do solo e das águas contra a poluição e a contaminação.
Seca Hidrológica ou Seca - Período de tempo excepcionalmente seco, suficientemente prolongado para provocar uma considerável diminuição das reservas hídricas, como a redução significativa do caudal dos rios, do nível dos reservatórios e/ou descida dos níveis de água no solo e nos aqüíferos. Conseqüência de ausência prolongada ou marcada escassez de precipitação.
Sedimentação - Acúmulo de solo e/ou partículas minerais no leito de um corpo d’água. Em geral, esse acúmulo é causado pela erosão de solos próximos, ou pelo movimento vagaroso de um corpo d’água, como ocorre quando um rio é representado para formar um reservatório.
Sedimento - É a litologia depositada e não-consolidada. Exemplo: areia.
Sifão - Conduta fechada uma parte da qual está acima da linha piezométrica. Pelo que neste tramo se verifica uma pressão inferior à atmosférica o que o obriga à realização de uma descarga parcial para amortecer o escoamento. O sifão utiliza a pressão atmosférica para produzir ou aumentar o escoamento de água que o atravessa. Pode parecer naturalmente em regiões cársicas.
Sill (Soleira) - Corpo ígneo tabular semelhante a um dique do qual se distingue por ser intrusivo paralelamente a estrutura planar (estratificação, xistosidade, clivagem ardosiana) da rocha encaixante.
Silte - Fragmento de mineral ou rocha menor do que areia fina e maior do que argila. Como depósito sedimentar corresponde a material muito fino e friável e que à medida que se combina com argila, nos sedimentos síltico-argilosos, torna-se ais coeso e plástico.
Sistema Aqüífero - É a unidade aqüífera formada por mais de uma formação geológica, com características hidrogeológicas semelhantes, e que hidraulicamente estão interconectadas.
Sistema de Abastecimento Público de Água - É o conjunto de obras, instalações e serviços, destinados a produzir e distribuir água potável a uma comunidade, em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população, para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos. Destina-se a melhorar as condições de Saúde Pública, tanto do ponto de vista físico, pela eliminação das doenças de veiculação hídrica, como pela social, pela melhoria das condições de comodidade na obtenção e uso da água.
Sobre-Explotação (Super Explotação) - É a retirada de água subterrânea em excesso em relação à norma fixada, ligada a conservação do equilíbrio no longo termo.
Submersão - Condições de um descarregador quando o nível de água a jusuante é igual ou superior à cota da crista do descarregador.
Subsidência de Solos - É o movimento para baixo ou afundamento do solo causado pela perda de suporte subjacente, provocando uma compactação diferenciada do terreno que leva ao colapso das construções civis.
Sumidouro - Em hidrologia, significa uma cavidade, em forma de funil, na superfície do solo, que se comunica com o sistema de drenagem subterrânea, em regiões calcárias, causada pela dissolução da rocha. Já, na engenharia sanitária, significa um poço destinado a receber o efluente da fossa séptica e permitir sua infiltração subterrânea.
Superfície Freática - Designada para um aqüífero livre ou poços (cacimbas) e representa o nível da água no interior do poço.
Superfície Potenciométrica - É aquela em que se estabelece o nível da água do aqüífero; indica o nível de energia mecânica da água; ou seja, é a altura da água na qual o aqüífero encontra-se submetido. Pode ser contínua (aqüífero livre) ou descontínua (confinado); a diferença de altura entre tal superfície e a topografia dá a profundidade da água subterrânea. Sinônimo: freática (livre), no caso de aqüíferos livres; potenciométrica (confinada), no caso de aqüíferos confinados.
Talvegue - Linha que percorre a parte mais funda do leito de um curso de água ou de um vale.
Tanque - Reservatório escavado com trator em terreno com declive, fora do álveo de curso d’água, formando uma área côncava com uma coroa do material escavado para armazenamento das águas de chuva.
Taxa de Renovação - Relação entre a alimentação média anual de um aqüífero, expressa em unidades de volume, e o armazenamento médio de águas subterrâneas de um aqüífero.
Tempo Geológico - Escala de tempo usada no estudo de fenômenos geológicos, tendo como unidade milhões de anos.
Teor de Umidade do Solo - Percentagem de água no solo, expressa em relação ao peso do solo seco ou ao volume.
Tomada D’água - É uma estrutura construída em concreto, alvenaria ou outro material num corpo hídrico ou estrutura hidráulica para a captação ou derivação de água para determinada finalidade.
Torrente - Curso de água de grande declive que se escoa geralmente a uma grande velocidade e de forma turbulenta.
Transgressão - Sedimentação decorrente do avanço do mar sobre uma região. Em oposição tem-se regressão, que acontece com o recuo do nível do mar, transformando áreas de sedimentação em áreas emersas, sujeitas ao retrabalhamento pela erosão.
Transmissibilidade - É o parâmetro hidráulico que indica a capacidade do aqüífero de transmitir água, em toda a sua espessura saturada; fisicamente, é a vazão do aqüífero por unidade de largura (perpendicular ao fluxo) em função de um gradiente hidráulico unitário, numa base de área unitária. Unidade: m2/dia.
Transpiração - Processo pelo qual a água absorvida pelos vegetais se evapora para a atmosfera.
Tratamento - Processo artificial de depuração e remoção das impurezas, substâncias e compostos químicos de água captada dos cursos naturais, de modo a torna-la própria ao consumo humano, ou de qualquer tipo de efluente líquido, de modo a adequar sua qualidade para a disposição final.
Tratamento Primário - Operações unitárias, com vistas principalmente à remoção e estabilização de sólidos em suspensão, tais como sedimentação, digestão de iodo, remoção da umidade do iodo.
Tratamento Químico - Qualquer processo envolvendo a adição de reagentes químicos para a obtenção de um determinado resultado.
Tratamento Secundário - Operações unitárias de tratamento, visando principalmente à redução de carga orgânica dissolvida, geralmente por processos biológicos de tratamento.
Tratamento Terciário - Operações unitárias que se desenvolvem após o tratamento secundário, visando ao aprimoramento da qualidade do efluente, por exemplo à desinfecção, à remoção de fosfatos e outras substâncias.
Trecho de Corpo Hídrico - Segmento de um corpo d’água onde as características são consideradas uniformes.
Umidade Relativa - A uma pressão e temperaturas dadas, é a relação percentual entre a fração molar do vapor de água e a fração molar que o ar teria se estivesse saturado de água à mesma pressão e temperatura.
Unidade - Medida da quantidade de vapor d’água contido no ar atmosférico.
Uso de Água na Agricultura - Inclui principalmente irrigação e em escala bem menor manutenção de animais.
Uso de Água no Setor Doméstico - Inclui dessedentação mais o uso nas casas, municipalidades, estabelecimentos comerciais e serviços públicos. Exemplo: hospitais.
Uso dos Recursos Hídricos - Toda e qualquer atividade humana que, de qualquer modo, altere as condições naturais das águas.
Uso Industrial da Água - Constitui o uso dos recursos hídricos como matéria prima de produção e também de insumo para o processo produtivo industrial, tais como: fonte de energia (vapor), caldeiras, sistemas de refrigeração, combate a incêndios, fins sanitários e outros.
Uso Rural da Água - É o uso do recurso hídrico para as atividades na zona rural como irrigação, insumo na criação de animais em sistema intensivo de confinamento ou extensiva ou ainda para a simples dessedentação animal.
Usos Benéficos da Água - São os que promovem benefícios econômicos e bem-estar à saúde da população. Os usos benéficos permitidos para um determinado corpo d’água são chamados usos legítimos de corpos d’água: Abastecimento Público; Uso Estético: (uso da água que contribui para compor as paisagens naturais ou resultantes da criação humana); Recreação: (atividade física exercida pelo homem na água, como diversão); Preservação da Flora e Fauna: (uso da água para manter a biota natural nos ecossistemas aquáticos); Atividades Agropastoris: (uso da água para irrigação de culturas, dessedentação e criação de animais); Abastecimento Industrial: (uso da água para fins industriais, inclusive geração de energia).
Usos Múltiplos da Água - Coloca todas as categorias usuárias em igualdade de condições em termos de acesso aos recursos hídricos, sem privilégios.
Vazante - O refluxo da maré da preia-mar para a baixa-mar, ou o período durante o qual tal se dá.
Vazão - É o volume de água que passa por uma determinada seção de um conduto por uma unidade de tempo. Usualmente é dado em litros por segunda (l/s), em metros cúbicos por segundo (m3/s) ou em metros cúbicos por hora (m3/h).
Voçoroca - Processo erosivo subterrâneo causado por infiltração de águas pluviais, através de desmoronamento e que se manifesta por grandes fendas na superfície do terreno afetado, especialmente quando este é de encosta e carece de cobertura vegetal.
Zona Árida - Região onde a evaporação excede permanentemente a precipitação.
Zona de Aeração - Região entre o lençol freático e a superfície do terreno. Recebe este nome porque está preenchida por ar atmosférico e contém pouca água, na forma de umidade. Esta camada do solo é importante na purificação das águas que se infiltram, atuando como filtro, como zona de oxidação de matéria orgânica e de retenção de uma gama variada de metais pesados; é a zona não saturada acima da superfície freática; inclui a zona capilar. Em contraposição com a zona de saturação. Sinônimo aerada, vadosa, insaturada, não saturada.
Zona de Recarga - Local ou área onde a água passa da superfície do terreno para o interior do solo, indo alcançar a zona saturada. Área onde ocorre infiltração capaz de alimentar o aqüífero.
Zona Saturada - Região em que todos os poros e fraturas estão completamente preenchidos por água. Sua superfície superior dá origem ao lençol d’água. Acima dela está a zona não-saturada. Sinônimo: zona de saturação.
Zona Semi-árida - Região onde a evaporação excede freqüentemente a precipitação.