Discutida a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai
Um protocolo de intenções assinado, no dia 23 de maio, entre os representantes dos Comitês de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul marcou o início dos trabalhos para a instalação do Comitê de Bacia do Rio Uruguai. O encontro no auditório da Universidade Regional Integrada do Campus de Erechim (RS) reuniu cinco comitês catarinenses (Comitês do Rio Chapecó/Irani, do Rio Antas/Peperiguaçu, do Jacutinga, do Rio do Peixe e do Rio Canoas) que integram a bacia e os 11 comitês rio-grandenses. Também participaram representantes da ANA (Agência Nacional de Águas) e da Diretoria de Recursos Hídricos dos dois estados. A área total da bacia hidrográfica do rio Uruguai é de cerca 385.000 km², dos quais 45,5 % estão em território brasileiro.
Nesta ocasião ficou definido o grupo de coordenação do processo de formação do Comitê do Rio Uruguai composto por cinco representantes (Comitês de Bacia Hidrográfica) de cada estado. Também foi marcado o próximo encontro que será no dia 1º agosto e deverá acontecer no Centro de Treinamento da Usina Hidrelétrica de Itá (SC).
A criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai atende à resolução nº 5, de 10 de abril de 2000, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
O Comitê Canoas esteve representado pelo secretário executivo, João Maria Teles de Souza (CASAN), pelo membro da comissão consultiva, Ildefonso Rochadel (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos) e pela Consultora do Programa SC Rural, Tatiana Arruda Correia.
Tatiana Arruda Correia - Consultora do Programa SC Rural para apoio ao Comitê Canoas