Operação contra crimes ambientais localiza 20 pontos de degradação

Uma operação conjunta entre policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e Agentes do IBAMA encontraram diversos pontos de degradação ambiental como queimadas, desmatamentos, poluição e drenagens de banhados na região Norte do Estado. Os policiais utilizaram um helicóptero para sobrevoar os municípios de Passo Fundo, Mato Castelhano, Ciríaco, David Canabarro, Santo Antônio do Palma e Casca. 

A operação conjunta começou no último sábado (26-05). A polícia localizou 20 pontos de degradação na região. Em sete deles, os responsáveis foram identificados.A maior incidência de crimes ambientais é o desmatamento e queimadas em áreas de preservação permanente. 

Conforme o Comandante do 3º Batalhão Ambiental, Major Eliel de Souza Roque, a integração entre os órgãos de fiscalização ambiental e utilização de todos os recursos humanos e materiais disponíveis permite uma maior cobertura de área com menor custo, uma vez que enquanto a aeronave identifica os pontos, patrulhas terrestres são movimentadas para os locais de degradação, permitindo uma ação mais rápida e eficiente dos policiais no combate aos crimes ambientais. 

A operação foi comandada pelo Comandante do 1º Pelotão Ambiental de Passo Fundo, tenente Joceli Moreira de Melo.