RS sediará Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2013

O Rio Grande do Sul sediará, no final de 2013, em município a ser definido, um dos mais importantes fóruns brasileiros de debates sobre a gestão da água: o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O Estado foi escolhido nesta sexta-feira (09) para abrigar a próxima edição do evento. 

A votação ocorreu durante o encerramento do 14º encontro, em Cuiabá, no Mato Grosso. A escolha foi feita em eleição da qual participaram 121 representantes de comitês de bacias do Brasil. O Encontro é caracterizado por conferências, cursos de capacitação, apresentação de experiências e de boas práticas no uso dos recursos hídricos, além proporcionar momentos para a troca de informações entre os Estados. O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) ao lado de outras entidades.

 

Comitês mobilizados e apoio do Governo 

"O Estado conseguiu esta oportunidade pois construiu uma proposta partindo da articulação dos nossos comitês de bacias que contou com a parceria e o apoio do Governo do Estado", disse o coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul, Daniel Schmitz. Segundo ele, com isso, a maioria dos integrantes de comitês brasileiros compreendeu o momento especial em que o Rio Grande do Sul encontra-se em relação à gestão dos recursos hídricos e o quanto isso agregará ao debate nacional.

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça, que representou o Governo do Estado, em Cuiabá, disse que "além da constante ampliação da mobilização dos comitês, estamos em uma etapa na qual se destaca o encaminhamento à Assembleia Legislativa, em 2013, do primeiro Plano Estadual de Recursos Hídricos". Ele destacou ainda que, até o fim de 2012, o Estado terá todas as suas 25 bacias hidrográficas representadas, com a implantação do Comitê da Bacia do Rio Mampituba.