Comitês de Bacias apresentam propostas para reduzir impactos dos resÃduos ambientais
Propostas foram apresentadas durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente de Passo Fundo
Â
Os Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Alto Jacuà (Coaju) e do Rio Passo Fundo (CBHPF) apresentaram durante a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente e I Conferência Regional do Meio Ambiente propostas que buscam a solução definitiva para o problema dos resÃduos sólidos de Passo Fundo. As proposições fizeram parte de um dos eixos temáticos do evento, na manhã de sábado (03), no Campus II da UPF.
As sugestões foram apreciadas juntamente com as demais propostas apresentadas pelo grande grupo do eixo temático. As proposições dos Comitês vão ao encontro dos objetivos e diretrizes estabelecidos em uma polÃtica municipal de gestão de resÃduos sólidos, de um plano municipal de resÃduos sólidos que deverão compor o plano municipal de saneamento e envolvem os resÃduos domiciliares, os de saúde, da construção civil, varrição e ajardinamento, lixo eletrônico e resÃduos perigosos como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.
De acordo com o presidente dos Comitês, Claud Goellner, para realizar estas concepções é necessário o uso de tecnologias para minimização, disposição adequada e tratamento de todos estes resÃduos. Estas tecnologias são um aterro sanitário para atender os rejeitos, ou seja, os resÃduos que não podem ser reciclados, uma usina de compostagem para transformar o lixo orgânico em energia ou em outras possibilidades, coleta seletiva que tenha engajamento polÃtico de todos os atores sociais com educação ambiental, campanhas de educação ambiental voltada para os cidadãos, geradores de resÃduos e gestores e a adoção por parte do municÃpio de marcos regulatórios para que a Prefeitura faça uma parceria público privada para uma solução tecnológica e obtenção de recursos financeiros em um horizonte entre 20 e 50 anos e uma visão moderna de pagamentos de serviços ambientais. Isto levaria a uma motivação maior e um envolvimento das indústrias de reciclagem.
Todas estas propostas buscam uma solução definitiva e é uma visão de longo prazo. “Estas propostas têm o intuito de transformar a imagem de cidade suja numa imagem de referência e gestão do problemaâ€, destacou Goellner.
Â
Â
Â
Â