Nas páginas de um livro: Água em Foco

Comitê Rio Passo Fundo lança, nesta sexta-feira, 2, livro produzido a partir de trabalhos desenvolvidos por alunos do 6º ano do Colégio Salvatoriano Bom Conselho 

     No traço colorido de crianças de 11 e 12 anos, desenhos se transformam em alertas de um futuro que se aproxima cada vez mais rápido. As palavras, escritas em uma grafia que ainda se divide entre a sensibilidade de um lápis e a intensidade da caneta, expressam não apenas as ideias de uma mente inquieta, mas o desejo de que a água, bem mais precioso para a vida humana, seja preservada. As páginas recém impressas da segunda edição do livro “Água em Foco”, que será lançado nessa sexta-feira, 2, são resultado do trabalho desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo em parceria com o Colégio Salvatoriano Bom Conselho e, mais que um conjunto de desenhos, textos e poemas, retratam a preocupação de crianças que conheceram a realidade dos recursos hídricos em Passo Fundo e, diante disso, buscam fazer a sua parte, ainda que pequena, pela preservação ambiental.

    Resultado de um projeto desenvolvido desde março de 2016, o livro concentra trabalhos confeccionados por cada aluno que, a cada mês, recebiam um novo desafio: convidados a refletir sobre temas relacionados ao meio ambiente e, mais diretamente, à água, os alunos participaram de atividades teóricas e práticas que abordaram o solo, a biodiversidade, a mata ciliar e a importância da água para a vida e, mais especificamente, o Rio Passo Fundo e seu percurso e qualidade dentro da cidade; ao fim de cada encontro, as crianças das duas turmas de 6º ano produziram textos, poesias, desenhos, histórias em quadrinhos, propagandas e colagens buscando, em cada atividade, representar as ações de cada um na preservação ambiental. Ao fim, os trabalhos foram reunidos e se transformaram no livro.

    O desejo de dar vida ao pensamento do Comitê e dos próprios alunos motivou que, mais uma vez, a escolha pelo projeto gráfico, desenvolvido por Cássia Paula Colla, mergulhasse no universo infantil para intensificar as cores e os traços das crianças e, ainda, dar continuidade ao projeto – que iniciou em 2015 e resultou em uma obra em parceria com o Instituto Menino Deus. Ainda, o presidente do Comitê Rio Passo Fundo inicia a obra falando sobre a entidade, sua relação com a educação ambiental e seu papel dentro da Bacia Hidrográfica. O prefácio, intitulado “Água: O combustível da vida”, foi escrito pela diretora do Colégio Bom Conselho, Ir. Lourdes Oro, e elucida, de forma breve, a experiência da escola. “Os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar a visão dos inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação a água e ao meio ambiente e, através do conhecimento, puderam assumir de forma autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação”.

    O lançamento de “Água em foco” acontece nesta sexta-feira, 2, no Colégio Bom Conselho, às 18h30 e terá a apresentação do livro pelo Comitê e pelo colégio e, ainda, um Varal de Ideias que reúne uma exposição dos trabalhos realizados durante o projeto. Através deles - da cor e da palavra - é possível compreender a visão de cada aluno sobre o assunto. Com a criatividade e a entrega que somente as crianças são capazes de ter, as páginas são uma espécie de diário capaz de carregar não apenas os conhecimentos obtidos em cinco meses de trabalho, mas, mais do que isso: os medos, angústias, preocupações e, quem sabe, esperanças que uma criança de 11 anos consegue ter quando pensa em seu futuro.