À espera do livro

Projeto Água em Foco, parceria entre o Comitê Rio Passo Fundo e o Colégio Salvatoriano Bom Conselho, parte para etapa de produção do livro que será lançado no fim do ano

 

 

     Papel em branco, revistas, cola, tesoura e alunos com vontade expor, através de imagens e palavras, o aprendizado de cinco meses de trabalho. Assim, em meio a recortes coloridos e palavras-chave capazes de expressar a percepção ambiental de cada criança, o Projeto Água em Foco, desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo em parceria com o Colégio Salvatoriano Bom Conselho, encerrou, na manhã desta quinta-feira, 7, as atividades com os quase 70 alunos do 6º ano que, desde março, estão participando de oficinas e visitas guiadas para compreender melhor os processos ambientais. Agora, a comunidade escolar e o Comitê aguardam a impressão do livro produzido a partir dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. A proposta é lançar a obra até o final do ano para a cidade.

     Depois de abordar assuntos como água, solo, biodiversidade e meio ambiente, os alunos compreenderam os aspectos característicos da mata ciliar, vegetação lindeira a Rios e responsável pela proteção dos recursos hídricos. Completando o grupo de atividades, depois da teoria, os alunos partiram para a prática: através dos recortes, foram desafiados a expressar a importância do meio ambiente para o mundo e de que forma o homem pode colaborar com a sua preservação. Valentina Bolner da Rosa, de 12 anos, acredita que as atividades desenvolvidas colaboraram para que sua visão a respeito do meio ambiente se transformasse. “Achei o projeto muito legal porque podemos aprender mais sobre as águas e sobre o Comitê. Também, nós colocamos as nossas ideias no papel, o nosso aprendizado, aquilo que vimos”, inicia. “Acredito que todos devam participar de propostas que ajudem o meio ambiente. As pessoas precisam tomar consciência de que é preciso cuidar da água porque ela é o bem mais precioso do planeta. Mudei muito minha visão sobre meio ambiente porque não tinha consciência de que uma pequena atitude pode transformar tudo, seja ela boa ou ruim”, conclui.

     Para o presidente do Comitê Rio Passo Fundo, Claudir Luiz Alves, o projeto cumpriu seu papel e, agora, é momento de aguardar o resultado: “Não é fácil mobilizar mais de 60 alunos em torno da produção de um livro. Quando olhamos o passado e percebemos a evolução destas crianças, vemos que atendemos ao nosso objetivo e, ainda, aproximamos o Comitê  da sociedade, através da educação ambiental. Isso vale a pena”, completa.

 

Projeto Água em Foco

    O projeto “Água em foco: em busca da preservação dos recursos hídricos”, uma parceria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo com o Colégio Bom Conselho, teve início em março e busca promover o debate ambiental dentro da escola e formar alunos capazes de identificar o meio ambiente como algo a ser mantido e preservado. Ao fim de cada atividade, os alunos foram desafiados a produzir, em sala de aula, poemas, desenhos ou redações que, agora, serão reunidos em um livro que será apresentado à comunidade até o fim do ano.