Alunos conhecem o Caminho das √Āguas

Das nascentes √†s esta√ß√Ķes de tratamento: Projeto √Āgua em Foco, parceria entre o Comit√™ Rio Passo Fundo e Col√©gio Bom Conselho, leva alunos do 6¬ļ ano para conhecer o processo pelo qual a √°gua passa

 

 

¬† ¬† ¬†Na manh√£ desta segunda e ter√ßa-feira, 20 e 21, os alunos do sexto ano do Col√©gio Bom Conselho deixaram de lado, por um instante, as classes e cadeiras da sala de aula e puderam perceber, na pr√°tica, o processo pela qual a √°gua passa desde a nascente at√© as esta√ß√Ķes de tratamento de √°gua e esgoto. A atividade, denominada Caminho das √Āguas, √© parte do Projeto √Āgua em Foco, desenvolvido pelo Comit√™ Rio Passo Fundo, em parceria com o col√©gio, e aconteceu em alus√£o ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste m√™s.

¬†¬† ¬† ¬†Conhecer para preservar: este √© o objetivo da atividade que apresentou a cerca de 70 crian√ßas o caminho percorrido pela √°gua para que possa chegar √† torneira de casa. A proposta, que tem in√≠cio com uma visita ao Ber√ßo das √Āguas ‚Äď √°rea que abriga uma grande quantidade de nascentes de quatro das 25 bacias hidrogr√°ficas do Rio Grande do Sul e respons√°vel pelo abastecimento de 60% do estado ‚Äď, √© instigar os alunos para o uso consciente e racional dos recursos h√≠dricos e, ainda, proporcionar que as crian√ßas compreendam valor e tratamento da √°gua. Por isso, depois de conhecer especialmente a nascente-m√£e do Rio Passo Fundo, o Caminho das √Āguas levou os estudantes at√© a capta√ß√£o de √°gua da Barragem da Fazenda da Brigada e, mais tarde, para a Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua III, local onde a √°gua passa pelos processos de flocula√ß√£o, decanta√ß√£o, filtra√ß√£o, desinfec√ß√£o e, por fim, de fluoreta√ß√£o para, ent√£o, ser direcionada para as resid√™ncias da cidade e, posteriormente, para a Esta√ß√£o de Tratamento de Efluentes Arauc√°ria, no Bairro Z√°cchia, onde os alunos conheceram os processos de tratamento de esgoto realizado atrav√©s das tr√™s lagoas de estabiliza√ß√£o.

¬† ¬† ¬†Para os alunos, a experi√™ncia foi construtiva. Maria Clara Casagrande, de 11 anos, aprendeu coisas que n√£o sabia e vai levar a experi√™ncia para casa. ‚ÄúEu achei muito interessante e aprendi muitas coisas que eu n√£o sabia, por exemplo, como funciona o tratamento da √°gua em Passo Fundo. Eu n√£o sabia, tamb√©m, que tinham tantas nascentes aqui na cidade. Agora, posso explicar para as pessoas, porque tem muita gente que acha que a √°gua n√£o precisa ser preservada. Na verdade, temos que ter consci√™ncia da import√Ęncia da √°gua e de que um dia, se continuarmos desperdi√ßando, ela vai acabar‚ÄĚ. Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comit√™ Rio Passo Fundo, proporcionar que os alunos conhe√ßam todo o caminho percorrido pela √°gua, possibilita que eles tenham maturidade para entender a necessidade de preserva√ß√£o. ‚ÄúEssa atividade foi pensada para mostrar √†s crian√ßas, adolescentes e popula√ß√£o em geral os fluxos da √°gua na cidade e as interfer√™ncias que ela sofre at√© estar purificada e pronta para ser consumida. Mostra, ainda, que as grandes fontes de contamina√ß√£o dos recursos h√≠dricos s√£o o esgoto e os agrot√≥xicos e, a partir disso, o que podemos fazer para preservar a √°gua atrav√©s de pequenas atitudes que podem colaborar para que a polui√ß√£o e degrada√ß√£o sejam minimizadas no Rio Passo Fundo‚ÄĚ, conclui.

 

Projeto √Āgua em Foco

¬† ¬† ¬†O projeto ‚Äú√Āgua em foco: em busca da preserva√ß√£o dos recursos h√≠dricos‚ÄĚ, uma parceria do Comit√™ de Gerenciamento da Bacia Hidrogr√°fica do Rio Passo Fundo com o Col√©gio Bom Conselho, teve in√≠cio em mar√ßo e busca promover o debate ambiental dentro da escola e formar alunos capazes de identificar o meio ambiente como algo a ser mantido e preservado. Ao fim de cada atividade, os alunos s√£o desafiados a produzir, em sala de aula, poemas, desenhos ou reda√ß√Ķes que, ao fim do projeto, ser√£o reunidos em um livro que ser√° apresentado √† comunidade at√© o fim do ano.