Projeto Água em Foco chega à 2ª edição

Com atividades que seguem até julho, o projeto desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo no colégio Bom Conselho envolve os estudantes em atividades voltadas para o meio ambiente

 

 

 

     Divididos entre a intensidade de uma caneta e a sensibilidade de um lápis, alunos de 11 anos escolhem a melhor forma de registrar no papel aquilo que ouvem. Entre dados históricos, informações atuais e fotografias capazes de apresentar o cenário da água não só na cidade, mas em todo o país, os 68 alunos das duas turmas de 6º ano do Colégio Salvatoriano Bom Conselho deram início, na manhã desta quarta-feira, 16, à 2ª edição do projeto “Água em Foco: em busca da preservação dos recursos hídricos”, desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo e que concentra esforços na educação ambiental de crianças e adolescentes ao explorar diferentes aspectos do meio ambiente. O resultado do projeto, que alia a teoria à prática, será apresentado à comunidade em um livro lançado no final do ano.

    O projeto, que foi desenvolvido no ano de 2015 no Instituto Menino Deus, se renova e, agora, envolve o Colégio Bom Conselho em atividades mensais que seguem até julho e abordam temáticas como solo, meio ambiente, biodiversidade e mata ciliar e sua relação com a água. Ao todo, serão cinco encontros e, ao final de cada um deles, os alunos serão desafiados a produzir alguma atividade: desenhos, histórias em quadrinhos, propagandas, colagens e redações serão produzidas em sala de aula e, ao fim do projeto, serão reunidos no livro que leva o mesmo nome do projeto que iniciou abordando a situação atual dos recursos hídricos e o papel de um Comitê na gestão das águas. Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo, o seguimento do projeto é essencial para uma educação ambiental eficaz na cidade. “Esse projeto tem a proposta de conscientizar a comunidade escolar a respeito da realidade dos recursos hídricos e, ainda, do meio ambiente da região e, também, promover o debate ambiental dentro da escola e formar alunos capazes de identificar o meio ambiente como algo a ser mantido e preservado”, destaca.

      Para os professores, que acompanham as atividades durante o projeto, é essencial que o Comitê se aproxime dos alunos para a compreensão de como acontece a gestão das águas na cidade. “O Colégio se sente abraçado e este projeto vem ao encontro das nossas propostas de trabalhar o meio ambiente. Escolhemos trabalhar com os 6º’s anos por pensarmos que eles ainda são pequenos e, por isso, ainda têm uma caminhada pela frente onde podemos plantar esses objetivos voltados para a área ambiental. A proposta do livro vem contribuir e reforçar a parte teórica que será passada para os estudantes”, avalia o coordenador pedagógico Claudionei Gengnagel que acrescenta, ainda, a importância de registrar o trabalho realizado. “O livro vem para solidificar aquilo que vai ser falado, vem para deixar registrado as nossas atividades teóricas e práticas e vai, com certeza, ficar para as próximas gerações.”.

     Os alunos, além de assistir uma explanação sobre o cenário mundial da água, participaram de uma atividade que elucidou, na prática, a gestão da água realizada por um Comitê de Bacia. Para Juliane da Costa, de 11 anos, a manhã foi de aprendizado e reflexão. “O projeto é muito importante porque a situação dos nossos rios não é tão boa quanto pensamos. Acredito que o projeto vai ser muito bom e o livro é uma forma de tentarmos conscientizar as pessoas para a situação da água, para que possamos melhorar cada dia mais e que, um dia, tenhamos rios completamente limpos”, concluiu.

      A próxima atividade, marcada para dia 19 de abril, irá explorar os diferentes tipos de solo e como se relacionam com a água, em alusão ao Dia da Conservação do Solo, comemorado na data.