Comitê Rio Passo Fundo presente na Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos
Assumindo a secretaria da Frente, o Comitê vai atuar junto ao grupo na proposição de ações de preservação e proteção dos recursos hídricos em Passo Fundo
Discutir a questão da água em Passo Fundo, nos seus mais diferentes aspectos, é o principal objetivo da Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos criada em 2015 na Câmara de Vereadores e instaurada, de forma oficial, na manhã desta quarta-feira, 9. Nascida a partir da preocupação com o Berço das Águas, local que recebe esse nome por abrigar nascentes das bacias dos rios Alto Jacuí, Taquari-Antas, Apuaê-Inhandava e Passo Fundo e, dessa forma, abastecer cerca de 60% de todo o estado do Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar concentra não apenas os vereadores, mas como entidades ambientalistas e órgãos governamentais em reuniões quinzenais que vão abordar demandas vindas, especialmente, da sociedade.
Do Berço das Águas para uma discussão mais ampla, a Frente Parlamentar busca abrir espaço dentro da cidade e visa se tornar uma frente consultiva para as questões de meio ambiente para fortalecer políticas públicas na cidade. Presidida pela vereadora Claudia Furlanetto (PT), acompanhada do vice-presidente vereador Eduardo Peliciolli (PR) a proposta é que a Frente seja mais um espaço de discussão e, especialmente, para pensar e instituir uma política de preservação dos recursos hídricos na cidade. “A Câmara de Vereadores precisa e deseja se dedicar mais a este tema e quer assumir essa responsabilidade junto com as entidades. Estaremos nos encontrando quinzenalmente com ações dentro e fora da Câmara e temos pautas pontuais que vão chegando e, também, pautas permanentes como a elaboração de leis e o fortalecimento dos próprios grupos e entidades que trabalham com recursos hídricos”, colocou Claudia e acrescentou, ainda, que a instalação da Frente se faz necessária diante da falta de uma Comissão que aborde o assunto de forma eficaz.
Para o Comitê Rio Passo Fundo, que vai secretariar a Frente Parlamentar ao lado da Agenda 21, a formação da bancada vai auxiliar fortemente nas ações de preservação dos recursos hídricos. Claudir Luiz Alves, presidente da entidade, destaca e enfatiza a importância da articulação com o poder legislativo. “Enquanto Comitê, participar desta Frente e representar todo um colegiado da sociedade civil organizada mostra o amadurecimento das relações do Legislativo Municipal com essa mesma sociedade. Essa Frente deve ser demandada pela população, através de atividades e ações, com troca de informações para buscar um impacto positivo sobre a questão do recurso hídrico na cidade”, conclui.
A próxima atividade da Frente será feita no dia 23, quando seus membros irão visitar a localidade de são Braz, no interior de Passo Fundo, para ouvir as demandas da comunidade que está mobilizada contra a instalação de uma pedreira na região. Além disso, no dia 30, será feita uma nova reunião.