Água em Foco nas páginas de um livro

Comitê Rio Passo Fundo lança, nesta sexta-feira (19), livro produzido a partir de trabalhos desenvolvidos por alunos do 7º ano do Instituto Menino Deus

 

     Nas páginas coloridas de um livro recém impresso, a sensibilidade da criança que vê com olhos preocupados a proximidade do futuro. Em cada palavra, o desejo de mais atenção ao cenário dos recursos hídricos é expresso com delicadeza. No traço de quem conheceu a realidade da água em Passo Fundo é possível identificar a angústia de alguém que busca fazer a sua parte, ainda que pequena, pela preservação ambiental. E é, justamente, esse olhar – que está no rosto de 45 crianças que, no sétimo ano do Instituto Menino Deus – que guia as quase cem páginas do livro “Água em Foco”, produzido pelo Comitê Rio Passo Fundo em parceria com a escola, e que será lançado nesta sexta-feira (19).

     Resultado de um projeto desenvolvido de março a julho de 2015, o livro concentra trabalhos confeccionados por cada aluno que, a cada mês, recebiam um novo desafio: convidados a refletir sobre temas relacionados ao meio ambiente e, mais diretamente, à água, os alunos participaram de atividades teóricas e práticas que abordaram o solo, a biodiversidade, a mata ciliar e a importância da água para a vida e, mais especificamente, o Rio Passo Fundo e seu percurso e qualidade dentro da cidade; ao fim de cada encontro, as crianças de 12 e 13 anos produziram textos, poesias, desenhos com a técnica do giz pastel, propagandas e participaram da montagem de um boneco capaz de representar as ações de cada um na preservação ambiental. Ao fim, os trabalhos foram reunidos e selecionados pelo Comitê Rio Passo Fundo e se transformaram no livro.

    Para dar vida ao pensamento do Comitê e dos próprios alunos, o projeto gráfico, desenvolvido por Cássia Paula Colla, mergulha no universo infantil e intensifica as cores e os traços das crianças. Ainda, o presidente do Comitê Rio Passo Fundo inicia a obra falando sobre a entidade, sua relação com a educação ambiental e seu papel dentro da Bacia Hidrográfica. O prefácio, intitulado Rios que murmuram, foi escrito pela diretora do Instituto Menino Deus Márcia Muccini e elucida, de forma breve, a experiência da escola. “As sementes foram plantadas, estão sendo regadas. Teremos cultivo e produção. O Rio continuará a murmurar no coração destes jovens”.

     O lançamento de “Água em foco” acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 10h15, no Instituto Menino Deus e terá a apresentação do livro pelo Comitê e pelo colégio e, ainda, um Varal de Ideias que reúne uma exposição dos trabalhos realizados durante o projeto. Através deles - da cor e da palavra - é possível compreender a visão de cada aluno sobre o assunto. Ao virar de cada página, você irá mergulhar em um caminho de esclarecimento e, talvez, surpresa: o que uma criança de 12 anos é capaz de te dizer sobre o seu futuro? E, mais importante: você está preparado para isso?