Berço das Águas em pauta

1º Seminário Ambiental Berço das Águas acontece na próxima quinta-feira, 10, e a borda a importância de quatro bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul

 

 

      Olhar para um rio e ver, além da poluição que carrega, a história de uma cidade que se desenvolveu ao seu redor: esse é o papel das diferentes entidades e organizações que lutam, todos os dias, pela preservação dos recursos hídricos e esse é o cenário desejado por aqueles que vem o rio como parte da cidade. Nesse sentido, o Comitê Rio Passo Fundo, em parceria com a Emater/RS-Ascar e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promovem, na próxima quinta-feira, 10, o 1º Seminário Ambiental Berço das Águas, com o objetivo de destacar a importância histórico-ambiental do Berço das Águas, local onde estão as nascentes de quatro das 25 bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

     Pelo menos 60% das águas que abastecem o estado nascem na região que recebeu o nome de Berço das Águas por abrigar nascentes das bacias dos rios Alto Jacuí, Taquari-Antas, Apuaê-Inhandava e Passo Fundo. “A preservação dos espaços como o Berço das Águas é de fundamental importância econômica, ambiental e social em virtude de ser fonte geradora de recursos hídricos que cumprem seus múltiplos usos para uma sociedade sustentável”, comenta Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo. Ele acrescenta, ainda, que a problemática surge quando se pensa na preservação e conservação desses espaços. “O seminário surge como forma de sensibilização e valorização do Berço das Águas não só pela população de Passo Fundo, mas de toda a região”, conclui.

      A programação do evento une a teoria e a prática ao apresentar, pela parte da manhã, uma apresentação da formação histórica e social do Povinho Velho, núcleo original da região de Passo Fundo e, ainda, uma apresentação sobre o cenário atual do Rio Passo Fundo e um estudo de caso sobre recuperação de nascentes. Pela parte da tarde, será feita uma visita orientada pelo Comitê Rio Passo Fundo na região do Berço das Águas.

      O evento irá acontecer no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo, a partir das 8h30min da manhã. As inscrições podem ser feitas por toda a comunidade no dia do seminário. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3311-5086, (54) 3316-8153 e (54) 3317-2529 ou pelos e-mails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. , This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . 


Nova Identidade Visual

     Na oportunidade, a diretoria do Comitê Rio Passo Fundo irá apresentar, também, a nova identidade visual da entidade, focada na modernização da logo e voltada para a concretização da proposta do Comitê de atuar de forma mais intensa na educação ambiental da região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.

 

Confira a programação:

8h30 - Inscrições e abertura
9h30 - Formação histórica do Povinho Velho e a importância do Berço das Águas - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo
10h15 - Situação do Rio Passo Fundo sob a ótica ambiental - Prefeitura de Passo Fundo / Secretaria do Meio Ambiente
11h - Estudo de Caso: Projeto Nascentes - Recuperação e proteção de nascentes em propriedades rurais no município de Machadinho/RS - Associação dos Produtores de Erva-Mate (Apromate), Embrapa Florestas e Emater/RS-Ascar
11h45 - Debate
12h30 - Encerramento
14h - Visita orientada ao Berço das Águas - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.