Da nascente às estações de tratamento

Projeto Água em Foco, parceria do Comitê Rio Passo Fundo e Instituto Menino Deus, leva alunos do sétimo ano para conhecer o caminho das águas da cidade

 

 Simbólico abraço ao Rio Passo Fundo

 

     Conhecer para preservar: esse é um dos propósitos do projeto Água em Foco, desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo em parceria com o Instituto Menino Deus, que envolve alunos do sétimo ano em atividades de educação ambiental. Neste mês, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5, os estudantes participaram, na tarde de terça-feira, de um passeio guiado que os levou da nascente do Rio Passo Fundo às estações de tratamento de água e esgoto da cidade. Denominado Caminho das Águas, o percurso acontece com o apoio da Corsan e Codepas.

     O objetivo da atividade é, para o Comitê, apresentar às crianças os processos pela qual a água passa até chegar à torneira de casa para que, dessa forma, elas sejam instigadas para o uso racional e consciente do recurso. A primeira parada, o Berço das Águas, apresentou aos alunos as nascentes de quatro Bacias Hidrográficas que abastecem o Estado: Passo Fundo, Jacuí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava. Ali, os alunos puderam perceber a falta de mata ciliar e, especialmente na nascente-mãe do Rio Passo Fundo, a proximidade com residências e, ainda, um cemitério. Depois disso, o Caminho das Águas levou os estudantes até a captação de água da Barragem da Fazenda da Brigada e, mais tarde, para a Estação de Tratamento de Água III, local onde a água passa pelos processos de floculação, decantação, filtração, desinfecção e, por fim, de fluoretação para, então, ser direcionada para as residências da cidade.

     Depois de conhecer a ETA, os estudantes visitaram, também, a Estação de Tratamento de Efluentes Araucária, no Bairro Zácchia, e conheceram os processos de tratamento de esgoto realizado através das três lagoas de estabilização. Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo, proporcionar que os alunos conheçam todo o caminho percorrido pela água, possibilita que eles tenham maturidade para entender a necessidade de preservação. “Essa atividade foi pensada para mostrar às crianças, adolescentes e população em geral os fluxos da água na cidade e as interferências que ela sofre até estar purificada e pronta para ser consumida. Mostra, ainda, o tratamento de esgoto, que é o maior prejuízo dos recursos hídricos no Brasil, e o que podemos fazer para preservar a água através de pequenas atitudes que podem colaborar para que a poluição e degradação sejam diminuídas no Rio Passo Fundo”. A próxima atividade do Projeto Água em Foco acontece no dia 3 de julho e irá abordar a importância da mata ciliar.

Projeto Água em Foco

     O projeto “Água em foco: em busca da preservação dos recursos hídricos”, uma parceria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo com o Instituto Menino Deus e teve início em março deste ano. Com o objetivo de promover o debate ambiental dentro da escola e formar alunos capazes de identificar o meio ambiente como algo a ser mantido e preservado, o projeto segue com atividades mensais até o mês de julho. Ao fim de cada atividade, os alunos das duas turmas de sétimos anos são desafiados a produzir, em sala de aula, poemas, desenhos ou redações que, ao fim do projeto, serão reunidos em um livro que será apresentado à comunidade até o fim do ano.