Fórum Gaúcho de Comitês: em busca da participação e da mudança

Primeira reunião de 2015 convoca comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul para participarem do cenário estadual de gerenciamento de recursos hídricos e busca espaço junto ao Estado e ao país

 

 Foto: Comitê Rio Passo Fundo

   

Durante toda a quinta-feira, 15, membros de 15 dos 25 comitês de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em Porto Alegre, durante a reunião do Fórum Gaúcho de Comitês, para discutir o panorama dos recursos hídricos do Estado e, ainda, organizar um regimento interno e um plano estratégico para as ações do FGC durante a nova gestão. Ainda, o Fórum convocou a participação dos comitês nas discussões que envolvem o cenário da água no Estado e contextualizou o Plano Estadual de Recursos Hídricos e a Política Nacional de Irrigação.

    A proposta do Fórum Gaúcho de Comitês, para a gestão 2015-2016 é de elaborar um regimento interno capaz de guiar as ações que irão compor o plano estratégico que já vem sendo elaborado. Além disso, o FGC salientou, também, a importância de os Comitês de Bacias participarem das discussões das Câmaras Técnicas a fim de colaborar na criação de propostas que definam, de forma mais sensível e consciente, o uso da água no Estado.

    Ainda nessa reunião, foi oficializada a participação da coordenação do Fórum Gaúcho de Comitês no colegiado coordenador do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo, coordenador adjunto do FGC e, agora, parte da coordenação do Fórum nacional, destaca que a principal atividade será a articulação política entre os associados. “O Comitê Rio Passo Fundo terá espaço e irá participar no desenvolvimento das políticas públicas de recursos hídricos no Brasil”.

O que é Câmara Técnica?

    As Câmaras Técnicas são grupos que surgiram a partir da necessidade de aprofundar discussões sobre temas pontuais e que, a partir disso, apresentam propostas dentro de tais temas. Durante a reunião de quinta-feira, os comitês tiveram a oportunidade de preencher as vagas disponíveis em CT’s que envolvem todo o estado: o Comitê Rio Passo Fundo, que já participa da Câmara Técnica do Uruguai, região a qual pertence, agora participa, também, da Câmara Técnica de Programação e Orçamento e do Conselho Estadual de Saneamento. “A representação nas Câmaras Técnicas é fundamental. É nelas que se desenvolve a base das futuras resoluções”, avalia o presente do Comitê.

Reunião com a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

    Diante da troca de governo, os coordenadores do Fórum identificaram a necessidade de uma conversa com Ana Pellini, nova Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado em busca de uma aproximação dos comitês com o Estado. A reunião acontece na próxima terça-feira, 20. “Queremos mostrar para a Secretária Ana onde o Fórum pode contribuir na construção de uma economia realmente sustentável, baseada no uso correto dos recursos hídricos e também queremos saber dela qual a proposta para essa área”, conclui o presidente.

Comitê Rio Passo Fundo na coordenação do Fórum

    No início de dezembro, os comitês do Estado se reuniram para eleger a nova diretoria do Fórum Gaúcho de Comitês que, a partir desse ano, passou a ser composta por três membros: Valéria Borges Vaz, representando a Região Hidrográfica do Guaíba, assumiu a coordenação geral e, ao lado dela, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, Claudir Luiz Alves, assumiu como coordenador adjunto, representando a Região do Uruguai. Além dele, Dilton de Castro também assumiu como coordenador adjunto, representando a Região Litorânea. Nos próximos dias, a coordenadora geral entra em férias e no período de 19 de janeiro a 2 de fevereiro, o presidente do Comitê Rio Passo Fundo assume a pasta.