Comitê Rio Passo Fundo assume coordenação adjunta do Fórum Gaúcho de Comitês

Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê, representará a Região do Uruguai por dois anos

Caxias do Sul foi escolhida como a cidade sede da última reunião do Fórum Gaúcho de Comitês de 2014 e, por isso, na última terça e quarta-feira, 3 e 4, as coordenações de 13 dos 25 comitês de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul se reuniram para trocar experiências com o objetivo fortalecer os sistemas estaduais e nacional de recursos hídricos. Além das discussões sobre a atual situação da água, aconteceu, também, a eleição da nova diretoria do FGC, com mandato para os dois próximos anos: Valéria Borges Vaz, representando a Região Hidrográfica do Guaíba, assume a coordenação geral e, ao lado dela, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, Claudir Luiz Alves, assume como coordenador adjunto, representando a Região do Uruguai. Além dele, Dilton de Castro também irá assumir como coordenador adjunto, representando a Região Litorânea.

Antes coordenado por um presidente, Daniel Schmidt – do Comitê Taquari-Antas –, e um vice-presidente, Paulo Robinson – do Comitê Gravataí -, o FGC busca, para 2015, a maior integração dos comitês através de uma coordenação conjunta. Além dos coordenadores, a equipe também traz o nome de Mariza Beck, do Comitê Ibicuí, que assume como secretária executiva do Fórum.

Para Claudir, o novo formato de coordenação traz diferentes possibilidades para o Fórum e para os comitês: “Em outras épocas já houve este formato de trabalho - por Região Hidrográfica. Agora, o grande objetivo é a busca do novo: ter em mente a organização do Fórum construindo um estatuto interno e um plano de comunicação, a fim de divulgar melhor as ações do fórum e dos comitês. É preciso construir uma rede de comunicação interna e externa”, destaca. O trabalho, para Claudir, é a busca por estreitar relações: “Precisamos estreitar a relação com os órgãos gestores da política estadual de recursos hídricos e buscar uma efetiva participação da entidades associativas. É um desafio”, conclui.

A nova coordenadora geral acredita na força da gestão para a mudança do cenário dos recursos hídricos no estado. “Nosso objetivo enquanto coordenação é organizar a estrutura do Fórum Gaúcho, regulamentando sua atividade e buscando, principalmente, a articulação política da gestão das águas do estado. Queremos contar com os comitês para que consigamos marcar a gestão das águas no RS como uma nova era, um novo momento com uma água de maior qualidade e quantidade suficiente para as atividades do estado”, salientou Valéria.

A reunião, que destacou os 20 anos da Lei Gaúcha Das Águas e dos 50 anos da Lei de Criação das Agências e Comitês de Bacia na França, contou com a presença da Agência francesa Loire-Bretagne que trouxe experiências de gestão de recursos hídricos do país. Ainda, os membros do Fórum elaboraram uma carta sobre os cenários futuros dos comitês de bacia hidrográfica para representantes do governador eleito, José Ivo Sartori. O objetivo, destacam os membros, é conseguir apoio tanto para a criação de novos convênios para os comitês quanto para a instituição em todo o estado, de Agências de Água que sejam capazes de regular e direcionar a ação dos comitês com o foco principal na melhoria contínua da qualidade das águas. A próxima reunião acontece em Porto Alegre, dia 15 de janeiro, e tem como pauta o Plano Estadual de Recursos Hídricos, elaboração do estatuto do Fórum e as representações dos comitês no FGC e em câmaras técnicas.

 

A equipe de coordenação para os próximos dois anos traz uma coordenadora geral, dois coordenadores adjuntos e, ainda, uma secretária executiva.

 

A reunião do Fórum Gaúcho de Comitês contou com a presença de representantes dos comitês do estado