Comitê Rio Passo Fundo marca presença no XVI ENCOB

 

Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil, que acontece em Maceió, segue até o dia 28

Criados com o objetivo gerenciar o uso dos recursos hídricos de forma integrada e descentralizada, a partir da participação de todos os usuários da água, os Comitês de Bacia Hidrográfica assumem um papel gerenciador, normativo e preservacionista diante da sociedade. Desde 1998, os Comitês do Brasil perceberam a necessidade de compartilhar ideias e experiências vivenciadas nas diferentes regiões do país. Por isso, a necessidade de identificação de desafios e soluções na rotina de trabalho dos Comitês estimulou a realização de um encontro capaz de integrar cada Bacia. O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil – Encob – acontece anualmente e busca discutir o cenário dos recursos hídricos no país.

Com o tema “O Comitê de Bacia Hidrográfica como Articulador Político das Águas”, a XVI edição do Encob deste ano tem como sede a cidade de Maceió e desde o domingo, 23, abriga representantes dos Comitês de todo o país. Representando o Comitê Rio Passo Fundo, o presidente Claudir Luiz Alves, participa das atividades que seguem até a sexta-feira, 28. A experiência de Alagoas, explanada no primeiro dia do evento, pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado, destaca que bons resultados são fruto de investimento.

Além da experiência apresentada, o representante do Comitê Rio Passo Fundo pode aprofundar o estudo dos Planos de Comunicação através da fala do jornalista Reinaldo Canto. “Ainda falta conhecimento e familiarização da imprensa sobre o tema água. Mesmo assim precisamos ter a imprensa como aliada. Acredito que estamos no caminho. O aprendizado vem no decorrer do processo e a comunicação integrada e diversificada é uma ferramenta fundamental para o bom andamento do nosso trabalho”, destacou o presidente do Comitê Rio Passo Fundo que, durante a segunda-feira, participou, também, de um mini curso com o tema “Educação Ambiental para a Gestão dos Recursos Hídricos”, ministrado por Synara Brock, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e representante da Associação Brasileira de recursos Hídricos.

As atividades se encerram na sexta-feira, 28, e até lá ainda serão discutidos aspectos como a governança da água, a sustentabilidade dos Comitês e a cobrança do uso da água, além da Assembleia Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica que será realizada na tarde do dia 27.

 

Foto: Claudir Luiz Alves