Comitês em foco

Mostra da Biodiversidade, que aconteceu dentro da programação da 14ª Fresol, trouxe como tema central a água e abordou a importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica

Responsáveis por garantir a preservação dos recursos hídricos, os Comitês de Bacias Hidrográficas foram o foco da Mostra da Biodiversidade, que aconteceu dentro da programação da 14ª da Economia Popular Solidária – Fresol, no último final de semana. Criado em março de 2004, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF) atua junto a comunidade local e regional em busca da qualidade da água na região e, ao lado do Comitê da Bacia do Alto Jacuí (Coaju) esteve presente durante os três dias de Mostra esclarecendo dúvidas e questões referentes ao trabalho desenvolvido. 

A Mostra da Biodiversidade que aconteceu dentro da programação da Fresol com o tema “Água: vida e desenvolvimento - A importância dos comitês de Bacia Hidrográfica”, explorou iniciativas de tecnologia sustentável através da mostra de serviços, equipamentos e produtos envolvendo a utilização consciente da biodiversidade e dos recursos disponíveis na natureza. Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo, a Mostra foi a oportunidade de fortalecer a presença do Comitê na comunidade. “É importante considerar que a economia solidária visa, também, a sustentabilidade ambiental, levando em consideração a água na cadeia produtiva dos alimentos em agroindústria e pequenas empresas”, comenta.

Além da presença permanente durante os três dias de Mostra, o Comitê Rio Passo Fundo, juntamente com o Coaju, promoveu, também, uma mostra fotográfica das Bacias Hidrográficas de abrangência dos Comitês. A Fresol e a Mostra da Biodiversidade aconteceram no Igaí Eventos, de 14 a 16 de novembro, e além da mostra de produtos, envolveu a comunidade em apresentações artísticas.

 Foto: Sammara Garbelotto