Investimentos na área rural foi tema da Reunião Ordinária do CBHPF

Projetos e investimentos na área rural realizados no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo foi assunto da Reunião Ordinária do Comitê Rio Passo Fundo. A reunião ocorreu no último dia 26 de setembro, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo.

Para falar do assunto, Carlos Gabriel Nunes dos Santos técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR, foi convidado a expor acerca dos projetos e investimentos realizados na região.

De acordo com Carlos Gabriel, a SDR vem realizado desde o ano de 2011 diversas ações no âmbito da irrigação e armazenagem de água. Atualmente são desenvolvidos 3.621 projetos destinados a cinco públicos distintos: agricultura familiar, quilombolas, indígenas, apicultores e assentados da reforma agrária. Dentre as ações estão contempladas a construção de estruturas de armazenamento de água, implantação de sistemas de irrigação, perfuração e instalação de poços artesianos comunitários, e qualificação dos beneficiários em uso racional de recursos hídricos.

Nos 30 municípios de abrangência da Bacia do Rio Passo Fundo foram perfurados 47 poços, 299 projetos elaborados e 194 projetos contratados e a previsão de investimento é de R$ 2.131.424,58. Também há o Programa de Apoio e Desenvolvimento da infraestrutura Rural, criado em 2013 e visa o apoio e o desenvolvimento da infraestrutura no meio rural, buscando facilitar a operacionalização de outros Programas do Estado, principalmente o Programa Irrigando a Agricultura Familiar.

Carlos Gabriel ressaltou ainda que aproximadamente 50% dos recursos é proveniente dos Recursos do Tesouro Livre e o restante vem do Fundo dos Recursos Hídricos, sendo este último o recurso mais garantido.

Â