Comitê da Bacia do Rio Passo Fundo está com vagas abertas para novos membros

Entidades interessadas em participar do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo devem se inscrever até o dia 25 de setembro

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o cadastramento de entidades da regi√£o interessadas em participar do processo eleitoral para preenchimento das vagas do Comit√™ de Gerenciamento da Bacia Hidrogr√°fica do Rio Passo Fundo (CBHPF). O Aviso SEMA-CRH/RS n¬ļ 12/2014 foi publicado no Di√°rio Oficial do Estado no dia 25 de agosto. Os membros escolhidos far√£o parte da gest√£o 2014/2016.

As inscri√ß√Ķes foram abertas pelo Estado do Rio Grande do Sul, por interm√©dio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Conselho de Recursos H√≠dricos (CRH/RS). O Comit√™ √© o parlamento das √°guas, onde a popula√ß√£o e usu√°rios, juntamente com os √≥rg√£os do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das √°guas da bacia hidrogr√°fica. Ele √© constitu√≠do por representantes dos usu√°rios de √°gua (40% dos componentes), da popula√ß√£o da bacia (40%) e de √≥rg√£os p√ļblicos (20%).

A entidade interessada deverá inscrever-se no grupo de representantes dos usuários da água ou grupo de representantes da população, podendo optar pela inscrição em mais de uma categoria do mesmo grupo, desde que comprove sua atuação em ambas.

O grupo de representantes dos usu√°rios da √°gua s√£o indiv√≠duos, grupos, entidades p√ļblicas ou privadas dos setores de abastecimento p√ļblico, esgotamento sanit√°rio e res√≠duos s√≥lidos, drenagem, gest√£o de energia, produ√ß√£o rural, gest√£o urbana e ambiental municipal e ind√ļstria. O grupo da popula√ß√£o congrega representantes do legislativo municipal e estadual, clubes de servi√ßos comunit√°rios, institui√ß√Ķes de ensino, pesquisa e extens√£o, associa√ß√Ķes comunit√°rias, associa√ß√Ķes de profissionais e organiza√ß√Ķes sindicais.

Ao inscreve-se a entidade deverá informar a denominação, pessoas para contato, endereço e telefone. Entre os pré-requisitos estão a comprovação da sua constituição legal (estatuto da entidade) e atuação na área da bacia hidrográfica de, no mínimo, um ano anterior à data de publicação do Aviso SEMA.

As inscri√ß√Ķes devem ser feitas at√© o dia 25 de setembro de 2014 no CBHPF, localizado na Universidade de Passo Fundo, Campus I, ou no CRH em Porto Alegre. A ficha de inscri√ß√£o tamb√©m pode ser solicitada pelos e-mails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ¬†ou¬† This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . Informa√ß√Ķes pelos telefones (54) 3316-8153 (K√©len) ou (51) 3288-8142 (Carmem ou Patr√≠cia).

Municípios de abrangência do CBHPF:

Bar√£o de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Coxilha, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Esta√ß√£o, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Nonoai, Passo Fundo, Paulo Bento, Pont√£o, Ponte Preta, Quatro Irm√£os, Rio dos √ćndios, Ronda Alta, Rondinha, S√£o Valentim, Sarandi, Sert√£o, Tr√™s Palmeiras e Trindade do Sul.

 

Assessoria de Imprensa CBHPF
Jornalista Natália Fávero (MTB14761)