Seminário debaterá a conservação da Mata Atlântica

Entre as atividades previstas está um diálogo com prefeitos, gestores ambientais e setor empresarial da região na UPF

O 1º Seminário Municipal sobre a Mata Atlântica será realizado na sexta-feira (08) em Passo Fundo. O evento debaterá a “Importância dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica” e contará com a participação do Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, e do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Neio Lúcio Pereira. A abertura acontece às 9h, na Câmara de Vereadores. A oficina de trabalho inicia às 14h, na Sala Futura de Meio Ambiente, e às 15h haverá um diálogo com prefeitos, gestores ambientais e setor empresarial da região de abrangência dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo (CBHPF) e do Alto Jacuí (COAJU) no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Mata Atlântica  é uma região de importância global, constituída por um conjunto de formações florestais e outros tipos de vegetação. Ela abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km² e estendia-se ao longo de 17 estados brasileiros. Atualmente, restam apenas 7,3% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Passo Fundo e outros municípios da região estão localizados no bioma Mata Atlântica e o objetivo do Seminário é apresentar experiências para a conservação e recuperação do bioma através da elaboração e implementação dos Planos Municipais de Mata Atlântica.

O Seminário é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o COAJU, CBHPF, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Câmara de Vereadores, Fórum da Agenda 21 e Assembleia Permanente de Preservação Ambiental (APPA).

Programação:

1º Seminário Municipal sobre a Mata Atlântica – 8 de agosto de 2014

Manhã

09h - Abertura Solene

09h30 - Painel: “A Mata Atlântica e a Importância dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação para o Desenvolvimento Sustentável”.

Painelista: Sr. Mário Mantovani – Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

11h – debate e interlocução

Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Tarde

14h – Oficina de Trabalho: A Elaboração e a Implementação do Plano Municipal de Mata Atlântica de Passo Fundo – Experiência de Caxias do Sul/RS.

Facilitadora: Sra. Vanise Sebben – Técnica da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Local: Sala Futura Meio Ambiente

15h – Diálogo com os Prefeitos, Legislativos, Gestores Ambientais e Setor Empresarial de Abrangência dos Comitês de Bacias do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí: “A Importância dos Planos Municipais de Mata Atlântica para a Conservação e Recuperação dos Recursos Hídricos da Região”.

Palestrante: Sr. Mário Mantovani – Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântico.

Local – Auditório do ICEG – UPF (Prédio B5)

Foto: Divulgação CBHPF
Passo Fundo e outros municípios da região estão localizados no bioma Mata Atlântica
 
 
 
 Assessoria de Imprensa COAJU e CBHPF

Jornalista Natália Fávero (MTB14761)