Comitês de Bacias participam de audiência sobre o PERS-RS
Os Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Alto Jacuà (COAJU) e do Rio Passo Fundo (CBHPF) participam da audiência sobre o Plano Estadual de ResÃduos Sólidos do Rio Grande do Sul (PERS-RS) que está sendo realizada nesta quarta-feira (02) em Passo Fundo. Durante  a manhã foi feita a apresentação do diagnóstico da região que abrange 104 municÃpios. À tarde, os segmentos setoriais também participam de oficinas para debater propostas regionais que farão parte do Plano.
O PERS está sendo elaborado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e é resultado do convênio entre SEMA e Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme prevê a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos (PNRS, 2010). A execução do Plano está sendo feita pela empresa contratada, através de licitação, a ENGEBIO.
De acordo com o presidente do CBHPF, Claudir Luiz Alves, a destinação correta dos resÃduos sólidos é fundamental para a preservação das águas. “A falta de um gerenciamento destes resÃduos prejudica os recursos hÃdricos. Teremos uma condição melhor para os nossos rios se reduzirmos o volume dos resÃduos gerados e construirmos uma gestão integradaâ€, destacou Alves.
Representantes do COAJU, que abrange 41 municÃpios da região, também participam da audiência. O presidente do Comitê, Paulo Cervi, salientou a importância da construção do Plano com todos os segmentos envolvidos. “É importante que todos possamos construir juntos o Plano Estadual de ResÃduos Sólidos. Esse plano fará que os resÃduos sejam tratados de forma organizada e estruturada reduzindo a contaminação dos lençóis freáticos e águas que compõe a baciaâ€, salientou Cervi.
As audiências serão realizadas em 10 regiões para apresentação e discussão do panorama da situação local de resÃduos sólidos e as propostas regionais e setoriais a serem consolidadas no Plano. Além de Passo Fundo, os encontros já foram feitos nas regiões de Santa Rosa, Frederico Westphalen, Rio Grande e Porto Alegre. As próximas audiências serão realizadas em Caxias do Sul, Osório, São Borja, Santana do Livramento e Santa Maria.
Foto: Divulgação CBHPF/COAJU
Presidente do COAJU, Paulo Cervi, e o presidente do CBHPF, Claudir Luiz Alves, representam os comitês de bacias na audiência do PERS