Comunidade aponta prioridades na 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico

Conferência foi mais uma oportunidade da população participar da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo, que está sendo elaborado pela UPF

Como parte da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal e a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, em 30 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico. O evento reuniu, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UPF, delegados eleitos durante as reuniões realizadas nos distritos e setores censitários do município, bem como representantes de entidades, instituições e comunidade em geral. A conferência propiciou aos participantes indicar prioridades de atuação do município para as áreas de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

A Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a UPF firmaram, no final de 2012, convênio para a construção do plano, que está sendo elaborado por uma equipe técnica da Universidade, liderada pela professora Vera Cartana Fernandes. Conforme a professora Vera, ao longo de 17 meses, a equipe realizou o diagnóstico do saneamento básico no município e, agora, propõe ações para suprir os problemas levantados. Dessa forma, a conferência serviu para que a comunidade elencasse em que ordem essas ações devem ser executadas pelo município. “O plano será finalizado com base nesses resultados, e todos os investimentos do município em saneamento básico nos próximos 20 anos devem ser norteados por este plano”, explicou Vera. O objetivo é que, em duas décadas, 100% da população tenha acesso à água potável, esgotamento sanitário, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem pluvial. A representante da UPF lembrou que o plano deve passar por atualizações a cada quatro anos.

O vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, presidiu a conferência e ressaltou a importância dessa iniciativa para o município. “Junto com o Governo Federal, estamos investindo quase R$ 800 mil neste plano, para que ele seja feito da melhor forma possível, proporcionando mais qualidade de vida à população, da cidade e do interior”, considerou. Roso mencionou ainda que a comunidade passo-fundense deve contar, em breve, com obras de melhorias e acesso ao saneamento básico no valor de aproximadamente R$ 320 milhões. Roso frisou que o plano contempla soluções para demandas de saneamento básico sem deixar de ter como foco a preservação de rios e demais recursos naturais.

O delegado do Distrito de Bela Vista, Alberi Paulo Ceolin, acredita que o momento é propício para pensar na preservação da natureza. “Na nossa comunidade, acredito que todos tenham acesso à água e esgoto. Nossa preocupação é com a preservação dos recursos naturais, que são essenciais para nossa sobrevivência, mas estão sendo utilizados, muitas vezes, sem pensar no futuro”, comentou.

Também participaram da conferência a secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, o representante da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Necker, e o superintendente regional da Corsan, Paulo Berta, além de outros secretários municipais e representantes de entidades.

O Plano

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é acompanhada por um comitê executivo e conta com ampla participação da comunidade. Para atuar nesse projeto, a UPF, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, organizou uma equipe técnica com doutores e mestres das áreas de engenharia civil, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia agronômica e florestal, economia e saúde coletiva. Há ainda uma equipe multidisciplinar de apoio, com profissionais e estagiários dos cursos de Direito, Engenharias Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Publicidade e Propaganda. A coordenação geral do projeto é da professora Vera Cartana Fernandes, e a coordenação da Mobilização Social é da professora Lucia Maria Gorgen.

Foto: Carla Vailatti

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF

Link: http://www.upf.br/site/index.php?option=com_wrapper&Itemid=48&codNoticia=21582#.U2d0L4FdWE4