Corsan e Prefeitura de Passo Fundo assumem o CBHPF

 

Eleição para a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo foi realizada na manhã de segunda-feira (28), na Universidade de Passo Fundo (UPF)

A Corsan e a Prefeitura de Passo Fundo foram as entidades eleitas para a diretoria executiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF). O servidor da Corsan, Claudir Luiz Alves, é o novo presidente, e o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo, Rubens Astolfi, é o vice-presidente. A eleição foi realizada durante a reunião extraordinária do Comitê na segunda-feira (28), no Anfiteatro da Faculdade de Agronomia da UPF. O Conselho de Recursos Hídricos (CRH) do Estado empossou a nova diretoria na mesma data.

A mobilização das entidades e da sociedade em geral é uma das metas da nova gestão. “Vamos buscar mobilizar todos os setores visando uma maior participação das entidades no Comitê e mostrar à sociedade a importância do CBHPF como órgão de gestão das águas no Estado”, declarou o presidente do CBHPF, Claudir Luiz Alves.

O CBHPF abrange 30 municípios. De acordo com o vice-presidente do Comitê a participação das prefeituras da região é importante para o gerenciamento das águas. “Nossa ideia é auxiliar os trabalhos do Comitê e aproximar as prefeituras e demais entidades das decisões e ações do CBHPF”, destacou Astolfi.

A estrutura do Comitê continuará sendo mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), que é membro do CBHPF, e possui convênio assinado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, até 2017.

O que é o CBHPF?

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF) é composto por representantes dos usuários de água, da população da bacia e de órgãos públicos (20%). O CBHPF foi criado em 2004 e abrange 30 municípios da região. A sua missão é ajudar a gerenciar a conservação da qualidade e da quantidade da água e a melhor utilização dos recursos hídricos. Ele tem funções deliberativas e interage, juntamente com os órgãos do governo, para administrar as águas da bacia hidrográfica.

Municípios de abrangência:

Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Coxilha, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Nonoai, Passo Fundo, Paulo Bento, Pontão, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, Ronda Alta, Rondinha, São Valentim, Sarandi, Sertão, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

 

O servidor da Corsan, Claudir Luiz Alves, é o novo presidente, e o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo, Rubens Astolfi, é o vice-presidente

 

Assessoria de Imprensa CBHPF

Jornalista Natália Fávero (MTB14761)