Seminário Internacional debaterá a valorização do Bioma Pampa

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional "Bioma Pampa: Valores biológicos, culturais e econômicos", a ser realizado entre 23 e 24 de abril no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O cadastramento para o encontro, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Zoobotânica (FZB), pode ser feito no blog http://seminariobiomapampa.webnode.com. A programação conta com alguns dos mais renomados estudiosos nessa área.

Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente, o biólogo Luis Fernando Perelló, o objetivo do seminário é ampliar o debate e aprimorar o conhecimento sobre o Pampa e, com isso, consolidar políticas em andamento e criar novas oportunidades para a preservação desse bioma que, no Brasil, encontra-se apenas no Rio Grande do Sul (63% do território do Estado). "Na prática, queremos avançar as discussões levando em consideração não somente a ciência biológica, mas também os valores culturais, sociais e econômicos", afirma Perelló.

O seminário integra-se a uma série de ações e projetos coordenados pela Sema que já resultaram na inclusão do Pampa na agenda do Governo Federal e, ainda, na retomada das tratativas com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a Reserva da Biosfera do Pampa.

 

Prioridade para o Governo do Estado

Entre as iniciativas do Governo do Estado, estão a destinação de recursos oriundos de medidas compensatórias para Unidades de Conservação (UCs) localizadas no Pampa, o estudo avançado para a criação de uma nova UC naquela região, o maior fomento aos planos de bacias hidrográficas e as tratativas para a gestão compartilhada de resíduos sólidos entre cidades na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Além disso, há dois projetos estratégicos em andamento diretamente associados ao Pampa: RS Biodiversidade; e Conservação dos Campos Naturais do Cone Sul da América do Sul - Alianza del Pastizal. O primeiro busca compatibilizar atividades produtivas no meio rural com a conservação da biodiversidade, com foco principal no Pampa (24 dos 33 municípios atendidos pelo programa estão nessa região). O RS Biodiversidade conta um US$ 5 milhões doados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF)/Banco Mundial, que apoia o seminário de abril.

 

Já o Alianza del Pastizal - reunindo ações integradas ao Uruguai, Argentina e Paraguai - tem por objetivo promover a conservação dos campos nativos no Bioma Pampa e, ao mesmo tempo, proporcionar a produtores rurais a concessão de incentivos (financeiros ou fiscais).

Fonte: Sema

Link: www.sema.rs.gov.br