Audiência Pública em Erechim definirá os usos da água na região

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF) convida a sociedade para Audiência Pública que definirá os usos e a qualidade da água na região para os próximos 20 anos. O evento será realizado nesta sexta-feira (30), na Universidade Regional Integrada (URI), em Erechim, às 13h30. Esses apontamentos contribuirão para a construção dos cenários sobre os usos da água na Bacia que abrange 30 municípios. O que for definido neste momento terá caráter de Lei e todos os municípios e setores usuários terão que cumprir as determinações futuramente. 

O CBHPF e a empresa Infra-Geo contratada pelo Estado para desenvolver o planejamento apresentarão um estudo mostrando o cenário atual dos recursos hídricos. Baseados nessa pesquisa os representantes da sociedade deverão expor seus desejos quanto aos usos que devem ser permitidos nos diversos trechos dos cursos d’água. 

O presidente do CBHPF, Claud Goellner disse que a Audiência Pública pretende atingir os setores usuários da região (abastecimento público, esgotamento sanitário, indústria, geração de energia, mineração, pecuária e agricultura). Por esse motivo, o Comitê e o Ministério Público Estadual convocam para participar desse processo, os representantes dos setores usuários como prefeituras, secretarias de agricultura e meio ambiente, câmaras de vereadores, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais, conselhos de meio ambiente, associações de classe, ONGs, hidrelétricas instaladas na bacia, associações comerciais, cooperativas, universidades, coordenadorias de educação, Corsan, Emater, defesa civil, agricultores e comunidade em geral.

O promotor de Justiça, Paulo Cirne salienta que este processo precisa ser conhecido pela sociedade, porque trarão regras e previsões que terão que ser acolhidas e respeitadas pelas comunidades que utilizam esses recursos hídricos na bacia.

  

Região de Ronda Alta já definiu os usos 

Os apontamentos feitos em Erechim serão unidos com os da região de Ronda Alta que definiu os usos e a qualidade dos recursos hídricos na semana passada. Os municípios daquela parte da bacia optaram pelos seguintes usos: 

- Preservação do meio ambiente – nos trechos em que se situem áreas de preservação; 

- Abastecimento doméstico com simples desinfecção; 

- Abastecimento doméstico após tratamento convencional; 

- Recreação de contato primário (esqui, natação, mergulho) – lazer nas margens do lago da barragem; 

- Irrigação de hortaliças e frutas; 

- Irrigação de outras culturas; 

 

Municípios que devem participar: 

Barra do Rio Azul, Barão de Cotegipe, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Coxilha, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erechim, Estação, Erebango, Erval Grande, Gramado dos Loureiros,  Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Paulo Bento, Ponte Preta, Pontão, Passo Fundo, Quatro Irmãos, Sarandi, São Valentim, Sertão, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

 

Serviço: 

Evento: Audiência Pública 

Assunto: Plano de Bacia – definição dos usos da água 

Horário: 13h30 

Local: URI – Erechim (Auditório do prédio 6) 

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621 

Informações: (54) 3316-8153 

 

Assessoria de Imprensa CBHPF - Jornalista Natália Fávero (MTB 14761)